Psicologias da Educação e teoria da Aprendizagem/Redes Sociais e Comunicação
Por: Oxiont • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.982 Palavras (8 Páginas) • 482 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE Ponta Porã
CURSO DE Historia Licenciatura
DESAFIO PROFISSIONAL
Psicologias da Educação e teoria da Aprendizagem/Redes Sociais e Comunicação
Vilma Rosa Pinheiro – RA 1797246237
Zooterapia como forma de resolução de problemas de aprendizagem na sala de aula
Tutora: Elaine Maria da Silvia Anunciação
Aral Moreira, 23 de setembro de 2015
INTRODUÇÃO
A educação é um direito de todos, promove-la com competência exige muito esmero. Sua conquista vale mais que muitas recompensas, pois é um investimento que se faz de uma criança um cidadão.
Vale acreditar sem dúvidas que o educador é um facilitador do processo de construção do conhecimento pela criança. Exercícios estimuladores contribuem para apropriação do saber por parte do aluno, o ápice no desenvolvimento do aluno se dá quando o mesmo reflete sobre o conhecimento e o compreender integralmente A aplicabilidade da estrutura formada a partir dessa construção, o leva a participação reflexiva do saber institucional e socialmente conhecido.
No entanto por diversas questões entre ela as sociais e cognitivas prejudicam o rendimento escolar de algumas crianças.
Comprometidos com o melhor êxito no ensino é de grande valia adotar meios que levem a uma maior e melhor potencialização do processo de ensino.
Neste ponto analisamos a aplicação da zooterapia, para contribuir significativamente com desenvoltura dos alunos durante o processo de aprendizagem.·.
Passo 1
Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais: Pingo de Oro | |
https://www.portaleducacao.com.br | |
Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada. | Promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. Consiste em técnicas de reabilitação ou reeducação de alterações tanto físicas como psíquicas, sensoriais, sociais, de comportamento, em que são “usados” animais como assistentes. |
Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais. | Roberta (9 de setembro de 2015, 20:54), disse: Ideia maravilhosa, sem dúvida os bichinhos mudam nossas vidas. Joicy (10 de setembro de 2015, 14:18), disse: O ANDA está de parabéns |
Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais. | Esse tipo de terapia seria benéfico em fonoaudiologia (animais podem ajudar pessoas com problemas de dicção e estimulam os que possuem problemas de fala – pacientes chamam os animais pelos seus nomes), fisioterapia (recuperação da coordenação motora – os pacientes acariciam, jogam bolas para cães, escovam seus pelos, etc. e exercícios respiratórios também), psicologia (pacientes teriam diminuição da ansiedade e dor. Diminuição da depressão, pois há o aumento dos níveis de endorfina no contato com os bichos), neurologia (tratamento de crianças com paralisia cerebral), etc.. |
Passo 2
Para que a intervenção pedagógica a partir do uso de animais em sala de aula seja eficaz, são importante que estejam claros quais os objetivos que se pretende alcançar, e, para que isso seja possível, são fundamental que o perfil da turma seja analisado, as características gerais tanto em relação ao comportamento quanto à aprendizagem. Visualize uma turma da educação infantil ou fundamental e descreva qual é o perfil dessa turma. Siga o modelo:
Mapeamento do perfil da turma:
Tabela de exemplo:
Nome da escola (fictício): Escola: PINGO DE ORO | ||
Ano ou alunos: 31 | Meninas: 18 | Meninos:13 |
Descrição do perfil da Turma: Na Escola: PINGO DE ORO os alunos da |
Passo 3
Uma vez que você conseguiu analisar o perfil da turma, é importante que identifique aqueles alunos que precisam de uma intervenção pedagógica pontual. Nesse sentido, você deve visualizar dois alunos(as) que apresentem problemas comportamentais e que necessitem de intervenção pedagógica a partir do projeto da terapia assistida por animais. Apresente uma breve descrição do (a) aluno(a), atribua nomes e idades a eles(as), e descreva detalhadamente os principais problemas individuais que podem estar relacionados a regras morais, disciplinares ou a seus hábitos.
Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais
1 – Relacionados às regras morais (princípios éticos, que visam ao bem comum).
2 – Relacionados às regras disciplinares (definidas pela escola).
3 – Relacionados aos hábitos (higiene, alimentação, asseio pessoal, entre outros).
COMPORTAMENTO DOS EDUCANDOS
Destaco dois alunos que apresentam esses problemas com maiores agravos comportamentais:
-João Paulo Melo com idade de oito anos, um menino muito esperto e energético; Desrespeita familiares, colegas e educadores, é agressivo, tem a fala alta inevitavelmente atrapalhando o rendimento escolar das outras crianças.
Investigando sua vida, descobrimos que ele tem cinco irmãos que foram criados apenas pela mãe, por esse motivo subtende que a criança sofre, entre outros aspectos, com a renda familiar, pois depende do apoio de programas socioeconômicos.
Percebe-se que as crianças não tem a adequação necessária em questão de vestuário.
- Jose Pedro Lima, com idade de oito anos, dois irmãos mora com seus pais.
O aluno tem sido muito agressivo no grupo escolar.
Averiguamos que não vem adequadamente trajado a escola, e sua aparência também é inadequada com relação aos cuidados de higiene básica.
Seu pai apresenta histórico de alcoolismo, drogas e violência doméstica.
Segundo o aluno ele não se interessa pela família, acreditamos que por esse motivo bullying. Ele se sinta menosprezado pelos outros colegas, com isso sofrendo descriminação dentro da própria escola que estuda.
...