QUAL A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Por: Joice Souza Dias • 21/8/2018 • Trabalho acadêmico • 13.803 Palavras (56 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
FABÍOLA DE SOUZA PINTO
JOICE DE SOUZA DIAS
QUAL A IMPORTANCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
O jogo e a brincadeira
BRASÍLIA
2016
FABÍOLA DE SOUZA PINTO
JOICE DE SOUZA DIAS
QUAL A IMPORTANCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
O jogo e a brincadeira
Trabalhado de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Pedagogia apresentado á Universidade Paulista
Profa. Kátia Aparecida Marangon Barbosa
BRASÍLIA
2016
DEDICATÓRIA – Fabíola de Souza Pinto
Agradeço primeiramente a Deus, pela oportunidade de está concluindo o ensino superior, só Ele sabe as dificuldades da minha família para chegar até aqui, obrigada meu Deus.
A minha amada irmã Fabiane, que me impulsionou a realizar este curso, sem os conselhos dela, provavelmente não estaria realizando este trabalho de conclusão de curso.
A toda minha família, pela paciência e incentivo durante esta caminhada.
DEDICATÓRIA – Joice de Souza Dias
Dedico esse trabalho à minha mãe Maria José de Souza por ter me acompanhado durante toda a caminhada...
Aos amigos de turma que por mais que um morasse longe um do outro, sempre pude contar uma turma unida que na medida do possível sempre, estava um tentando ajudar o outro.
A professora Maria Célia Cardoso Lima pela dedicação em suas orientações prestadas desde o início da minha formação acadêmica. Mesmo não sendo minha orientadora na conclusão do meu curso, foi ela que sempre procurei nos momentos de aflições para tirar todas as minhas dúvidas e como sempre me orientou muito bem, muito atenciosa.
AGRADECIMENTOS – Fabíola e Joice
Agradecemos ao nosso bom DEUS por ser à base das nossas conquistas, por ter nos dado o dom da vida e a capacidade de alcançar a tudo que almejamos em nossas vidas.
As nossas famílias, por acreditarem e terem interesse em nossas escolhas, nos apoiando e esforçando-se junto a nós, para que nós supríssemos todas elas.
A todos nossos professores que contribuíram e enriqueceram nossos conhecimentos em toda nossa vida acadêmica.
Brincar com a criança não e perder tempo,
É ganhá-lo;
se é triste ver menino sem escola,
mais triste ainda é vê- lós sentados,
tolhidos e enfileirados
em um sala de aula sem ar,
com atividades mecanizadas,
exercícios estéreis
sem valor para a formação
de homens críticos
e transformadores de uma sociedade.
(Carlos Drummond de Andrade)
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO8
- 2. O JOGO E O BRINCAR10
3. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O JOGO E A BRINCADEIRA NA CONCEPÇÃO DE PIAGET, VYGOTSKY E WINNICOTT16
4.A IMPORTANCIA DO JOGO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA21
4.1 Conceito de Jogo ............................................................................................. 22
4.2 Conceito de Brincadeira................................................................................... 23
- O JOGO E A APRENDIZAGEM30
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................... 41
- REFERENCIAS44
INTRODUÇÃO
Brincar é uma ótima forma de comunicação, é onde a criança se sente livre para reproduzir o seu cotidiano. Onde seu processo de aprendizagem é evoluído de forma significativa, através da sua autonomia e de sua criatividade. Melhorando seu relacionamento social e familiar. Fazendo com que a brincadeira tenha um papel muito importante de forma a contribuir muito na formação de um sujeito.
A criança aprende a brincar logo cedo é um comportamento comum para um ser humano. Através do brincar sua atenção sua memória sua imitação e imaginação são aprimoradas e melhoram cada vez mais, podendo desenvolver suas habilidades, através da brincadeira ultrapassando a realidade e entrando no mundo da fantasia.
O brinquedo é um ótimo objeto de incentivo para as crianças, que através dele pode melhorar seus desenvolvimentos físicos e mentais. Aprimorando-se dia a dia por exemplo; utilizando o objeto como parte de uma história de fantasia onde a criança explora sua imaginação e utiliza os jogos que auxiliam em sua memória e em sua criatividade.
De acordo com Winnicott (1975 p.15), conceitos como brinquedo, jogo e brincadeiras são formados ao longo de nossa vida. É a forma peculiar que cada criança define suas brincadeiras como fonte de divertimento. E um incentivo onde através das descobertas a criança pode se expressar, criticar e transforma sua realidade. Desta forma, percebemos como e importante ‘o brincar’’ e algo essencial para o desenvolvimento infantil. A criança que não brinca e motivo de preocupação, e necessário espaço e disponibilidade de horários para as brincadeiras, para que seu desenvolvimento seja saudável.
Percebemos que algumas dificuldades de aprendizagem estão relacionadas ao uso de alguns métodos de ensino por parte do professor, sendo que o trabalho e desenvolvido com crianças que estão no início de sua vida escola, fazendo com que a busca seja em criar e possibilitar métodos de aprendizagem capazes de proporcionar um ambiente propício a produção do conhecimento e a facilitação do trabalho docente. A brincadeira como princípio norteador do processo educacional. Por se tratar de um trabalho desenvolvido com crianças, e como se sabe crianças e brincadeiras estão intimamente ligadas, a ideia será conciliar aquilo que a criança já traz na sua vida social como contribuição para o processo de aprendizagem.
...