TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM FOI ANÍSIO TEIXEIRA MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA

Por:   •  15/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO2

QUEM FOI ANÍSIO TEIXEIRA3

MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA3

A ESCOLA NOVA4

ESCOLA PARQUE5

CONCLUSÃO8

REFERÊNCIAS9

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho iremos apresentar uma breve trajetória Anísio Teixeira e quais foram suas contribuições para o ensino básico brasileiro. Em uma época onde a educação não era vista com grande importância, dominada pela Igreja e pelo Estado, Anísio propôs trazer uma escola totalmente diferente do que era pregado no momento

QUEM FOI ANÍSIO TEIXEIRA

O baiano Anísio Spínola Teixeira nasceu no dia 12 de julho de 1900 na cidade de Caetité (BA), filho de Deocleciano Pires Teixeira, seu pai era fazendeiro, médico e político local. Sua mãe, Anna de Souza Spínola, era de grande influência em todas regiões sertanejas da Bahia. Anísio estudou em colégio de Jesuítas, e anos depois foi cursar direito na cidade do Rio de Janeiro, dois anos após se formar ele foi nomeado inspetor geral do ensino da Bahia.

Ele viajou muitos lugares da Europa observando como era o sistema de ensino deles, assim ele iria adquirindo conhecimento e buscando novas ideias para agregar ao sistema de ensino brasileiro. Em 1927 ele estava nos EUA, e lá conheceu as tendências pedagógicas do filosofo e pedagogo John Dewey. Depois de sua volta ao Brasil virou diretor da Instituição Pública do Rio de Janeiro, e entre 1931 e 1935 criou uma rede municipal de ensino que era da escola primária à universidade.

 Em 1936 Anísio se demitiu por estar sendo perseguido pela ditadura de Getúlio Vargas. Entretanto o pedido de demissão foi um divisor de águas em sua vida, pois ali ele deu espaço para trabalhar seu lado pensador e filósofo.

Já em 1947 ele recebeu o convite para trabalhar como Secretário da Educação da Bahia a onde ele ficou até 1951. Nesse tempo ele criou a Escola Parque na Bahia, lá as crianças ficavam em tempo integral, e tinham todos os cuidados necessários, algumas até se abrigavam no local. Um ano após a criação desta escola ele virou diretor do INEP – Instituto Nacional dos Estudos Pedagógicos até 1964.

No ano de 1964, com a chegada da Ditadura Militar Anísio foi afastado do seu cargo e foi lecionar em universidades norte – americanas, depois de um ano voltou e continuou atuando como membro do Conselho Federal de Educação. No dia 11 de março de 1971 ele desapareceu e três dias depois, foi encontrado morto num fosso de elevador, na perícia eles alegam que foi um acidente acidental, porém sua família acredita que o revolucionário foi vítima da repressão militar.

MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA

        Em meados de 1920, com o desenvolvimento industrial no país, Anísio Teixeira e seus colegas acreditavam que apenas um sistema de ensino público, que tem como base a liberdade, uma pedagogia laica e moderna, superaria a desigualdade social brasileira. O movimento chamado de Escola Nova, ganhou força até se concretizar em 1932, a partir do conhecido “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. O movimento aconteceu porque os educadores por meio de seus estudos, inspirados na educação de outros países, viram que era necessário uma reorganização da estrutura da educação brasileira, modernizá-la para que a mesma pudesse acompanhar o desenvolvimento industrial que acontecia naquela época, por isso era preciso tornar a educação um dever do estado que ofertasse de forma gratuita e igual a todos os indivíduos.

        Além de Anísio Teixeira, outros 26 pensadores assinaram o documento e faziam parte do movimento, entre eles estavam Fernando de Azevedo (1894-1974), o professor Lourenço Filho (1897-1970) e a poeta Cecília Meireles (1901-1964). Eles lutavam por uma educação melhor, algo diferente do que já havia sido trabalhado, trazendo uma educação gratuita e integral para todos, inclusive para os menos favorecidos. A atividade dos conhecidos “Pioneiros da Educação Nova” se estendeu por anos, mesmo sofrendo ataques das ordens religiosas e dos empresários, que na época lucravam com as instituições de ensino particulares.

        

A ESCOLA NOVA

        A escola nova surgiu na década de 30 após a publicação do Manifesto dos Pioneiros, foi um movimento da renovação do ensino, estas idéias tinham como base as teorias de filósofos e pedagogos como John Dewey, Pestalozzi e entre outros.

        Anísio foi um dos pioneiros nesta renovação do sistema de ensino, podemos dizer que ele foi o pai do ensino público e superior, pois ele quem implantou e criou que todos deveriam ter direito a escola, que ela deveria ser pública, laica ou seja sem nenhuma interferência religiosa, obrigatória, e em tempo integral, este modelo de escola deveria cuidar desde a higiene e saúde da criança até a preparação para cidadania.

        Ele acreditava que na escola não devemos aprender apenas coisas voltadas ao conhecimento intelectual, como português, matemática e todas outras matérias, sua teoria era de que as crianças deveriam ser preparadas para a vida na sociedade, elas não deveriam apenas ser instruídas, mas sim educadas. Para isso era preciso uma reforma no ensino, começando a agregar a ele a psicologia.

        Segundo Anísio Teixeira a escola precisa dar a criança não somente um mundo de informações singularmente maior do que a velha escola, como também aparelhar a criança para ter uma atitude crítica, saber julgar e pesar as coisas, precisamos ajudar as crianças a se tornarem bons cidadãos, a escola deve ajudar os jovens em um meio sócio liberal, a resolver os problemas morais e humanos.

          Ou seja, para o criador da escola pública, a escola nova tem como objetivo não apenas trabalhar o lado intelectual, mas também o psicológico e o moral da criança. Não adianta apenas elas aprenderem conhecimentos científicos e não saberem lidar na sociedade quando crescerem, para formar um cidadão de bem é preciso ensinar os dois como um conjunto.

 Mas ele também tinha como teoria que só uma situação real da vida pode fazer com que a criança aprenda, então para que a criança possa ser bondosa, tolerante e feliz, ela precisa viver isso, tendo a oportunidade de se expressar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com