REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Por: Ana Lemos • 15/10/2020 • Projeto de pesquisa • 2.505 Palavras (11 Páginas) • 174 Visualizações
RELATÓRIO DE INTERVENÇÃO
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO: O PROJETO DE INTERVENÇÃO
Pensando na função social da Educação e no valor formativo e simbólico que a instituição Escolar sempre representou para a sociedade, e ainda, nos ideais dialéticos, construtivos e sócio – históricos que regem a escola contemporânea, compreendendo a importância do papel da educação no desenvolvimento dos seres humanos, baseada no desenvolvimento integral das pessoas numa filosofia marxista, no enfoque construtivista e na importância do contexto social e das relações estabelecidas, a fim de se efetivar a formação do aprendiz na cidadania e para a cidadania, nesse sentido, faz-se necessário as escolas construírem e reconstruírem seus Projetos Políticos – Pedagógicos.
1. 1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA
Um aspecto muito importante para a escola organizar o seu trabalho pedagógico tomando por base a elaboração de seu Projeto Político Pedagógico (PPP) é o consequente compromisso político do documento. Uma vez que o mesmo é definido coletivamente, a escola se torna o local para expor problemas e discutir soluções e por fim estabelecer responsabilidades. Consequentemente, o PPP passa a ter um significado ainda maior justamente naquelas escolas onde o não era valorizado ou nem existia. A partir de um projeto construído democraticamente, é de se esperar que a escola passe a respeitar as diferenças culturais, e questões mais espinhosas como violência e questões raciais, e de gênero. O PPP democraticamente construído pode ser considerado um divisor de águas da escola que passa a atuar em uma educação de qualidade social caracterizada por a igualdade de acesso e a estimulando a permanência do aluno na escola.
Dentro dessa perspectiva o PPP deverá ser um instrumento construído pela comunidade escolar tornando-se um documento oficial e bem articulado a prática pedagógica. Vivenciar a prática de um Projeto Pedagógico na escola não é algo fácil nem simples. Pois, é ser levado a pensar em questões que envolvem o cotidiano escolar em seu contexto e principalmente dando ênfase a promoção de uma prática escolar condizente com a filosofia da escola.
* Tema: Projeto Político Pedagógico frente à gestão escolar da Escola Municipal Pequenos Brilhantes.
* Problema de pesquisa: Para abordar a questão do Projeto Político Pedagógico é preciso primeiro entender e compreender as questões que envolvem as possibilidades e limites da prática escolar partindo-se do pressuposto de que o Projeto Político Pedagógico possibilita direcionamentos de uma prática participativa, descentralizada em um espaço de socialização de conhecimentos.
O que me moveu para esse processo de descobertas, elaborações de conceitos é o anseio pela evolução de nossas reflexões sobre as dificuldades encontradas na análise das possibilidades de superação da prática pedagógica a partir dos trabalhos de reelaboração do Projeto Político Pedagógico. Perseguir uma prática pedagógica que vislumbra cidadãos pensantes que sabem resolver as situações-problemas que surgem no decorrer da vida, seja na vida social, profissional ou pessoal. Assim, pensar na construção de uma escola democrática é antes de tudo pensar sobre a concepção pedagógica que se materializa no interior do Projeto Político Pedagógico.
Quando refletimos sobre a necessidade de uma mudança da prática para uma ação libertadora da escola, devemos partir para a reorganização de sua estrutura, criando espaços de desalienação, ou seja, despertar o sujeito para uma nova consciência reflexiva, permitindo a cada um assumir a tarefa cada vez mais crítica.
Segundo VEIGA, (2003) “Introduzir inovação tem o sentido de provocar mudança, no sistema educacional. De certa forma, a palavra “inovação” vem associada a mudança, reforma, novidade. O “novo” só adquire sentido a partir do momento em que ele entra em relação com o já existente.”
2. JUSTIFICATIVA
Este projeto irá contribuir para a formação de uma escola comprometida com uma educação de qualidade, visando um processo organizacional de tarefas e participação dos membros que deverão estar engajados na construção do projeto político pedagógico que é a peça fundamental de cada instituição.
Pensar no processo de reconstrução de um projeto político-pedagógico requer uma reflexão inicial sobre seu significado e importância. Reelaborar o Projeto Político Pedagógico foi um grande desafio para todos que fazem a escola, com reuniões com os quatro segmentos da escola para realização de estudos e oficinas sobre PPP. Durante as reuniões observou-se que a comunidade escolar pouco conhecia sobre PPP e qual sua importância para a escola. Cabe à escola como formadora de opinião e conhecimento, oferecer condições que permitam aos educadores ter acesso ao conhecimento socialmente elaborados e conhecidos como necessários ao exercício da cidadania, educação integral em conhecimentos, aptidões e valores morais em todas as áreas da vida pessoal, familiar, social e profissional.
Para Veiga:
Construir um projeto pedagógico significa enfrentar o desafio da mudança e da transformação, tanto na forma como a escola organiza seu processo de trabalho pedagógico como na gestão que é exercida pelos interessados, o que implica o repensar de poder da escola (2004, p. 40).
Daí ao entender que um verdadeiro PPP, nascido da ação dos atores da escola, está sustentado em percepções teóricas representam e justificam o tipo de homem que o queremos formar, e, a escola que todos querem. Os professores e os outros segmentos, mas principalmente os professores ao familiarizar-se com a teoria escolhida, embasam sua prática a partir do princípio que e rege o fazer pedagógico da escola. Com o Projeto Político Pedagógico os objetivos a serem alcançados são comuns a toda ações.
3. OBJETIVOS
Objetivo geral
Buscar um Projeto que vise a (re) construção do PPP de maneira democrática, com a participação de todos e com metas definidas a serem perseguidas ao longo do ano.
Objetivos específicos
● Coordenar reuniões para a (re) construção do PPP;
● Proporcionar o interesse nas reuniões de pais
...