REFLEXÕES, RELATOS E PRATICAS DE ENSINO
Por: fellipe141 • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.383 Palavras (14 Páginas) • 218 Visualizações
Unidade Polo-Colegio Inovação
CURSO PEDAGODIA
DIDÁTICA
Alessandra
Maria dos Santos Pereira RA 420034
Neide
REFLEXÕES, RELATOS E PRATICAS DE ENSINO
PROFESSOR-TUTOR EAD: SILVANA DO NASCIMENTO RIBEIRO
HORTOLÂNDIA/SP
25/04/2014
Sumário
Introdução........................................................................................................ 3
Importância da leitura.............................................................................. 4 à 7
Observação do espaço escolar............................................................. .... 8 à 9
Trabalhado histora............................................................................... 10 à 11
Teoria, prática e contextualização do ensino..................................... 12 à 15
Conclusão...................................................................................................... 16
Bibliografia................................................................................................... 17
Introdução
Através desse trabalho podemos perceber a importância do conhecimento sobre o tema do projeto que será trabalhado, bem como de todo material didático que irão ser usado para o desenvolvimento do tema, ressaltamos também a importância da avaliação através da observação do interesse dos alunos, para continuidade ou não do projeto. Verificamos que a relação dos profissionais ligados diretamente com a criança precisa ser de total harmonia para o bom andamento do trabalho pedagógico.
Logo em seguida desenvolvemos uma atividade para pôr em pratica os conhecimentos adquiridos através do projeto. Fizemos também a observação de todo um espaço escolar, juntamente com a rotina dos alunos e finalizamos com descrição de todo trabalho abordado nessa ATPs, que nos proporcionou grandes conhecimentos para nossa área acadêmica.
Importância Da Leitura.
Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.
A importância da leitura se faz presente no nosso universo, desde o momento em que começamos a conhecer ou a compreender o mundo que nos cerca.
O habito de ler deve ser estruturado, desde a infância, a fim de que, o indivíduo aprenda cedo que ler é algo importante e prazeroso, e tornara um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
A importância da leitura está na formação de cidadãos mais informativos e críticos dentro de uma sociedade.
No mundo contemporâneo, a leitura cria fronteira para ampliar e diversificar nossa visão e interpretação sobre o mundo que vivemos e da vida como um todo.
A importância na construção do texto está, diretamente, ligada ao desenvolvimento para uma cultura de leitura fazendo com que seus leitores usem-na como um imã que atrai e prende o leitor numa relação de prazer e de amor.
Na vida dos indivíduos, a leitura deve ser apresentada de forma interessante e, visando sempre o desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico da realidade que é vivida.
É, obvio que não encontramos a 'formula' exata para desenvolver e criar o interesse pela leitura, mas o que podemos e devemos fazer como incentivador educacional é apresentar a leitura como uma construção de novos conhecimentos, que possibilita a aquisição da linguagem que possa ser usada de modo prazeroso, espontâneo e com interações positivas no convívio social.
Projeto: A Magia das Histórias.
Público alvo: Educação infantil, crianças do agrupamento AGll da Cemei Chá Il Sun.
Justificativa/fundamentação teórica:
“Tudo começa quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. Não são as letras, as silabas e as palavras que fascinam. É a história. A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras; quando alguém lê e as crianças escutam com prazer”. Rubem Alves.
Consideramos fundamental o incentivo à leitura. Ler ou estimular uma criança a ler é como plantar uma semente em terreno fértil. A leitura é o início de um sonho, no qual as crianças poderão desenvolver seu senso crítico e raciocínio lógico, acreditar mais em si e ter mais imaginação e criatividade para alcançar seus objetivos. Precisamos incentivar a leitura desde muito cedo e possibilitar o contato qualitativo das crianças e suas famílias com obras literárias.
Para possibilitar que isso aconteça, entendemos o empréstimo de livros como uma pratica importante na formação de nossas crianças, voltados aos princípios da educação infantil. Estaremos realizando empréstimo de livros para as crianças, organizando os livros, restaurando os danificados e desenvolvendo um projeto de cotação de histórias, pois acreditamos que: as histórias ensinam a viver. Elas encerram ensaios, desafios, vitorias derrotas e conquistas. O encantamento do enredo exemplifica modos de vida e o final, geralmente feliz, é um alento, uma esperança, uma diretriz que mostra que aquele que agir assim também poderá obter a felicidade.
Objetivos Gerais: Desenvolver nas famílias a pratica de leitura com nossas crianças, sendo necessário inseri-las desde cedo no contexto literário para que de maneira prazerosa, ela venha adquirir, intimidade com as histórias trabalhadas diariamente e posteriormente cultivar hábitos de leitura.
Objetivos Específicos: Ensinar através do lúdico com linguagem adequada a faixa etária de nossos pequeninos. Elaborar relação na infância como a ligação da criança com a família, e conceitos sobre o bem e o mal. Convencer a família da importância da leitura como pratica cultural. Enriquecer o vocabulário, estimular a inteligência da criança, permitindo a associação entre o texto e o seu cotidiano.
...