RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL ENSINO MÉDIO
Por: gleicacardoso • 22/7/2015 • Trabalho acadêmico • 5.209 Palavras (21 Páginas) • 456 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GLEICA FRANCIELA CARDOSO DO CARMO, RU 721639, TURMA 2012/01
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
ENSINO MÉDIO
VARGINHA
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GLEICA FRANCIELA CARDOSO DO CARMO, RU 721639, TURMA 2012/01
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
ENSINO MÉDIO
Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Ensino Médio apresentado à UTA – DIDÁTICA, no curso de Pedagogia, turma 2012/01 da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER
Tutor Local: Gisele
Polo de Apoio Presencial: Varginha
VARGINHA
2013
SUMÁRIO
- Introdução.................................................................................................04
- Educação, Ensino e Pesquisa no Magistério/Nível Médio........................05
- Retrospectiva da Profissão Docente.........................................................06
- Evolução dos Cursos de Formação de Professores no Brasil...................07
- Formação Continuada................................................................................08
- Relatório de Pesquisa e Prática Profissional.............................................09
- Considerações Finais.................................................................................11
- Referências................................................................................................12
- Atividades para o Portfólio..........................................................................13
INTRODUÇÃO
O presente trabalho propõe um relatório de acompanhamento das principais ações desenvolvidas no ensino médio da Escola Estadual Professor Wanderley Ferreira de Rezende. A prática educativa na formação docente é parte da trajetória acadêmica, a qual se torna uma exigência na relação teoria – prática, possibilitando um contato mais direto com a atividade educativa.
A pesquisa e prática profissional no Magistério/Ensino Médio justifica-se pela necessidade de uma educação que contemple a articulação entre teoria e prática, voltada para a (re) construção de conhecimentos e que vá além da instrução, já que o tipo de educação centrada no mero repasse de conteúdos escolares parece não atender suficientemente às necessidades do mundo atual. Os Objetivos da Pesquisa e Prática Profissional do magistério/nível médio visa compreender a prática docente como experiência profissional do curso de formação de professores em nível médio e também os aspectos teórico-metodológicos apontando as relações entre a teoria estudada e a prática através da pesquisa e observações.
O referido estágio de pesquisa e prática é de suma importância para instrumentalizar o estudante de pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da organização escolar, os seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria e realizações.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente Relatório de Pesquisa e Prática foi a observação, as pesquisas, as entrevistas, informações e interações com a instituição pesquisada, a leitura dos livros e textos disponibilizados no AVA, os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas da UTA Didática.
Os itens que serão trabalhados no relatório de pesquisa e prática são: identificação da instituição pesquisada, concepção pedagógica da instituição, descrição e análise reflexiva das atividades de estágio, considerações finais e referências.
EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA NO MAGISTÉRIO/NÍVEL MÉDIO
Mesmo consideradas e apresentadas como independentes entre si Educação, Ensino e Pesquisa estão presentes e são necessárias na formação e prática docente.
Primeiramente é necessário explicitar os conceitos de educação, ensino e pesquisa e da importância da articulação entre eles na prática docente. Onde educação aparece sempre que surgem formas sociais de condução e controle da aventura de ensinar e aprender, e o ensino é o momento em que a educação se sujeita à pedagogia.
Para Justino (2011, p.15) “a educação é um campo amplo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem”. Já o ensino é o transmitir conhecimento, é a transferência de informação ao educando, sem que junto com essa informação se tenha passado qualquer ideia de valor, ou se tenha orientado o educando em algum sentido. Pesquisa é a busca do conhecimento a partir de várias fontes, analisadas sob diferentes aspectos, tanto para aprender como para ampliar o conhecimento.
“Quando a pesquisa está vinculada à prática docente, ela apresenta uma perspectiva de princípio educativo e formativo, visando, assim, a promoção do ensino pela pesquisa”. (JUSTINO -2011, p.42)
Diante da pesquisa como princípio educativo em sua atuação, o professor pesquisador de Magistério/ Nível Médio ajuda a preparar os educandos para uma prática reflexiva porque propicia teorizar sobre a experiência; problematizar, compreender e enfrentar a complexidade da situação didática; inovar, etc. O professor pesquisador do Magistério/Nível Médio cuida de todo o processo de aprendizagem do aluno, porém, além de apresentar os temas em aula e acompanhar e supervisionar o trabalho individual de estudo do aluno, ele é responsável em despertar o interesse pelo conhecimento do caminho a ser seguido. Isso significa que a sala de aula deve ser um ambiente onde a inteligência possa ganhar asas e poder preparar os alunos a fazerem as melhores escolhas para um futuro brilhante.
...