RELATÓRIO ESTÁGIO TRABALHO PEDAGOGIA
Por: Alefer Baristel • 22/3/2022 • Trabalho acadêmico • 3.413 Palavras (14 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1][pic 2] \[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................6
2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 10
5 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 12
6 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 14
7 PLANOS DE AULA................................................................................................15
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................18
9 REFERÊNCIAS....................................................................................................19
INTRODUÇÃO
O Ensino de Educação Infantil, presentemente, adquiriu nova extensão, com a democratização do ensino e os objetivos de uma escola para todos.
Este trabalho vem a dizer sobre as novas metodologias de ensino, transversalidade dentre outros assuntos.
O procedimento da proposta para a consolidação do trabalho foi feita através de pesquisa bibliográfica em teóricos que abordam da temática em questão.
Com base nisto, desenvolveu-se uma fundamentação teórica que apresenta as reais funções do pedagogo na contemporaneidade e seus apoios para um ensino qualitativo. Por ser a administração um papel extraordinário na instituição escolar é conveniente conhecer melhor está técnica pedagógica do administrador para assessorar o desenvolvimento individual.
Entende-se se que este trabalho irá colaborar para o refinamento dos profissionais que atuam neste campo, induzindo-os a um aforismo sobre sua função. A procura por um aperfeiçoamento maior este contexto é indispensável para alcançar efeitos práticos para aperfeiçoar as atividades diárias e buscar uma mudança, buscar nos reinventar, buscar nos qualificar cada vez mais.
O Estágio Supervisionado na Educação Infantil contribuiu para o nossa formação acadêmica, admitindo conhecer as múltiplas relações do âmbito escolar, o alunado na sua propriedade, os desafios e dilemas consentindo dessa forma, o autoconhecimento da trajetória de ser e tornar-se professora e a constante reflexão da práxis e da formação.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O papel do professor é essencial na direção das atividades na Educação Infantil, onde ele é o medianeiro entre o aluno e a aprendizagem. De tal modo, é bem imprescindível que esse profissional esteja em uma devotada busca por instruir-se sobre o desenvolvimento dos alunos e a forma como elas veem e sentem o mundo, criando momentos para elas surgirem seus pensamentos, linguagem, criatividade, reações, imaginação, ideias e relações sociais.
Mais uma colocação do docente é a difusão de valores como ética, respeito, cooperação, dignidade, diversidade, solidariedade, fraternidade, amor, entre outros. Estes são bastante relevantes no desenvolvimento do indivíduo dentro de sua sociedade.
Elkonin (1987) destaca a importância de um enfoque histórico do processo de desenvolvimento. Segundo o autor, certos períodos ou estágios do desenvolvimento infantil delineiam-se no curso da história da humanidade, com a alteração do lugar ocupado pela criança nas sociedades. Sua análise acerca da origem histórica do jogo de papéis ilustra com clareza essa tese. Elkonin (1998) evidencia, bem em estudos antropológicos e etnográficos, que o jogo protagonizado é raramente lembrado em comunidades bárbaras e mesmo em sociedades de economia baseada em formas elementares de agricultura e pecuária, concluindo que a origem desse jogo está relacionada à mudança do lugar ocupado pela criança na vida das sociedades.
A autora trás sobre a idealização pedagógica onde deve estar centrada, em destaques das extensões e relações da criança com o meio. Dessa maneira, a autora destaca que o professor não abordagem do processo de desenvolvimento, adaptando o papel da cultura e da relação social no desenvolvimento psíquicos da criança.
De acordo com tais baseamentos, não há vivência humana abatida e abstrata; o homem é o resultado de sua afinidade com o mundo que o rodeia durante toda sua vida. Em seguida, a constituição da consciência humana é histórica, sem tempo ou data para terminar, é composta nas relações que o sujeito situa com outros sujeitos, com os itens, com a natureza; ela é cultural e histórica e é mediada. Para o pensador o desenvolvimento coloca entre duas linhas genética: biológico e cultural. Compondo ele um procedimento de formação, onde a criança forma sua individualidade.
Referente ao aspecto de Leontiev, não descreve com o conteúdo do estágios e sequência do tempo, pois, depende das condições histórica do indivíduo que ocorre a expressão de desenvolvimento. Isto é, independentemente da idade da criança, tudo depende do conteúdo, se ele altera ou parte para mu dança das condições.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
É um documento que representa a proposta educacional de uma escola e que, portanto, norteia as ações de toda a comunidade — pais, alunos, professores, gestores e colaboradores. O projeto político pedagógico também se configura como uma importante ferramenta para o planejamento e acompanhamento das atividades.
A organização do Projeto Político Pedagógico pelas escolas teve seu início com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (n. º 9.394/96) que se tratando do mesmo em seu artigo 12, precipita que “os estabelecimentos de ensino, acatadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a encargo de elaborar e adimplir sua proposta pedagógica”. E no seu artigo 13, artigo primeiro, determina que: “Os docentes incumbir-se-ão de: participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino”.
...