RESENHA CRÍTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CIÊNCIAS NATURAIS
Por: 1212carlos • 8/11/2018 • Resenha • 1.346 Palavras (6 Páginas) • 2.624 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
JOSETE DOS SANTOS GUERREIRO
RESENHA CRÍTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CIÊNCIAS NATURAIS
PARINTINS - AM
2017
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 2]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
JOSETE DOS SANTOS GUERREIRO
RESENHA CRÍTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CIÊNCIAS NATURAIS
Resenha crítica apresentada à disciplina Metodologia do Ensino do Ensino de Ciências, do curso de Pedagogia, 6º período, para a obtenção de nota parcial, sob a orientação da Professora Msc. Michelle Carneiro Serrão.
PARINTINS - AM
2017
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
- O QUE SÃO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é um conjunto de documentos que constituem a matriz curricular de uma escola. Ele foi implementado com a finalidade de auxiliar o trabalho do professor, orientando as atividades desenvolvidas na sala de aula. Vale ressaltar que cada escola necessita elaborar o seu Projeto Político Pedagógico (PPP), sua proposta de ensino, adequando esses conteúdos à realidade social à qual a instituição de ensino pertence. Ao todo são seis volumes que mostram as áreas do conhecimento, como: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, arte e educação física. Esta resenha abordará exclusivamente do PCN de Ciências Naturais.
- RESUMO DO PCN DE CIÊNCIAS NATURAIS
Para melhor ensino de Ciências Naturais, a promoção do diálogo pelo professor é essencial, devendo encontrar soluções metodológicas e estímulo apropriados para o desenvolvimento reflexivo dos estudantes, envolvendo-os numa relação social e cognitiva. Diante disso, foi criado o PCN de Ciências Naturais com a finalidade de ajudar o educador em seu planejamento de ensino, desenvolvendo atividades que despertem o interesse dos alunos, num procedimento coletivo tendo em vista a procura de informações através das pesquisas científicas. Para o referido PCN, é fundamental que o ensino das Ciências Naturais venha a ser praticado em diversas atividades que proporcionem o aprendizado do maior número de alunos, impedindo que as fraquezas e as angústias sejam impasses insuperáveis para alguns. Dentre as possíveis atividades, destaca-se o debate, a dramatização, a entrevista etc. Elas superam todo e qualquer impasse para que a aprendizagem tenha êxito.
O PCN de Ciências Naturais encontra-se dividido em 1a e 2a Parte. Na 1a Parte encontram-se os seguintes tópicos: Caracterização da área de Ciências Naturais; Aprender e ensinar Ciências Naturais no ensino fundamental; Objetivos gerais de Ciências Naturais para o ensino fundamental; Os conteúdos de Ciências Naturais no ensino fundamental. Na 2a Parte encontram-se: Primeiro ciclo; Segundo ciclo; Orientações didáticas.
O professor precisa pensar criticamente a respeito dos conteúdos que ministra, bem como a respeito dos virá ensinar no futuro, avaliando e construindo de maneira contínua o espaço de Ciências no ambiente escolar no qual está inserido. Porém, para despertar o interesse dos alunos, o professor precisa trabalhar com textos científicos contemporâneos e de acordo com a realidade circundante. Precisa impelir o estudante a vivenciar, a analisar, a organizar ideias, a dar mais sentido à vida, respeitando seus colegas e o ambiente físico. Assim sendo, o estudante terá importante compreensão da sua própria realidade local e mundial.
Debatem os PCNs a relevância de promover a compreensão do aluno acerca do mundo enquanto cidadão e sujeito, utilizando informações científicas e tecnológicas e aumente a compreensão da natureza em constante transformação e o homem como responsável pela mudança e pela ciência. Isso se configura como um percurso de geração de conhecimento correlacionada a questões baseadas na economia, na política e na cultura. Do mesmo modo é necessário que o professor encontre relações entre saber científico, produção tecnológica e qualidades de vida, atualmente e no desenvolvimento da história, considerando a tecnologia como artifício para suprir as necessidades do ser humano, com perigos e vantagens.
Segundo os PCNs, é fundamental também que o estudante entenda a saúde individual, social e ambiental como patrimônios pessoais e comunitários que precisam ser impulsionados pelo comportamento de inúmeras pessoas; tenha capacidade de elaborar perguntas, identificar e sugerir respostas para problemas verdadeiros partindo de fatores das Ciências Naturais, praticando conceitos, mecanismos e ações expressados no conhecimento do campo.
Os conteúdos apresentados pelos PCN para o ensino de Ciências Naturais no 1º e 2º ciclos encontram-se classificados em três grupos: ambiente; ser humano e saúde; e recursos tecnológicos. Inúmeras temáticas podem ser desenvolvidas dentro de um mesmo grupo, podendo também incorporar conteúdos de mais de um grupo com assuntos transversais. O profissional da educação poderá fazer uso das concepções fornecidas pelos blocos temáticos para realizar seu planejamento conforme as necessidades de sua turma e a realidade onde se encontra inserido, elaborando sua proposta de conteúdos para a sala de aula. Os assuntos poderão ser recomendados por uma notícia jornalística, um filme, um programa de TV ou algo que aconteceu na comunidade.
...