RESENHA: “DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO”
Por: CAIO VINICIUS DALLA VECHIA DE OLIVEIRA • 7/12/2021 • Resenha • 419 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1] LAB. DE ENSINO ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - LM1M4
PROFº PAULO HENRIQUE CORREIA ARAÚJO DA CRUZ
CAIO VINICIUS DALLA VECHIA DE OLIVEIRA
IT3010341
RESENHA: “DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO”
O capítulo tem como objeto de estudo a avaliação, e concentrou os esforços em informar o papel da avaliação; os objetivos curriculares; princípios a seguir e onde evitar erros; potencialidades; lugar da avaliação na prática profissional do professor.
A avaliação é um processo intrínseco a aprendizagem e assume um papel regulador e objetos bem definidos. Esse processo possuía natureza seletiva e classificatória, no entanto hoje a abordagem possui um caráter formativo. Especificamente ao tratar da matemática a avaliação tem o objetivo de avaliar a apropriação por parte dos alunos dos conceitos matemáticos, utilização e a relação dos alunos com essa área.
Diferentes áreas da sociedade possuem interesse nos resultados avaliativos, os professores para o planejamento, os alunos para o feedback, autoridades educativas para o planejamento macro, os pais para acompanharem o desempenho de seus filhos. Portanto a avaliação possui vários propósitos, sendo assim demanda dos professores diferentes estratégias de avaliação.
A princípio temos,
avaliação diagnóstica: que finda observar o conhecimento acumulado que o aluno possui e que muitas vezes são pré-requisitos para um novo tema.
avaliação formativa: tem o intuito de observar o progresso e a formação do aluno acerca de um determinado conceito matemático.
avaliação sumativa: essa avaliação tem o objetivo de determinar os níveis de conhecimento dos alunos após fechamento e um ciclo, geralmente é atribuída uma escala de avaliação.
avaliação aferida: retornar o máximo de informação sobre o desempenho dos alunos de diferentes escolas para a estrutura educativa.
avaliação especializada: analisa casos de alunos que necessitem práticas especializadas de avaliação, ela possui caráter subjetivo por estar em função de uma necessidade do aluno.
Os resultados obtidos e quantificados em escalas não devem ser confundidos. O processo de avaliação tem o objetivo de tomadas de decisões frente a um resultado obtido, já as escalas que seriam um subproduto da avaliação, têm caráter informativo.
O produto esperado da avaliação é uma tomada de decisão a respeito da condução do aprendizado dos alunos e com isso é importante a participação dos alunos em uma autoanálise para o processo de melhoria do próprio aprendizado.
Com alguns princípios a serem seguidos, a avalição deve ser transparente, de natureza construtiva e não punitiva, de diferentes formas e métodos, deve compreender o currículo e integrar-se ao processo de aprendizagem. A avaliação como integrante do aprendizado
...