RESUMO DO TEXTO “A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO”
Por: virnabarros • 15/7/2016 • Resenha • 941 Palavras (4 Páginas) • 488 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
I SEMESTRE DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
FÁTIMA GARCIA
VIRNA BARROS
POLÍTICA EDUCACIONAL
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
2016
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
VIRNA BARROS
POLITICA EDUCACIONAL
RESUMO DO TEXTO “A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO”
[pic 1]
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
2016
Este resumo se trata da pedagogia Histórico-Crítica, composta por Dermeval Saviani, como sendo uma alternativa para superar as dificuldades na formação docente. Esta pedagogia surgiu no Brasil por volta dos anos 80 como uma alternativa às pedagogias já existentes, foi um trabalho realizado a partir de uma investigação de revisão literária sobre a temática proposta, uma pesquisa codificada no enfoque do materialismo histórico e na abordagem qualitativa, buscando entender a concepção crítica da educação e assim sua importância na formação pedagógica e social. Ele ainda tem a pretensão de fomentar o debate acerca da formação docente, com o intuito de alicerçar um discurso pedagógico, ideológico, político e cultural.
A pedagogia histórico-crítica foi sendo construída na linha das sugestões das teorias marxistas, que afirma a possibilidade de uma teoria crítica da educação como o instrumento essencial no projeto de transformação social do indivíduo e analisa a prática educacional dentro de um panorama político-social. Segundo o autor, a prática educativa das escolas públicas brasileiras necessitava de uma proposta teórica que permitisse vislumbrar a superação de um ensino caracterizado pela reprodução ideológica dos princípios burgueses, cujo debate era central, no interior do pensamento de esquerda.
No texto intitulado “Sobre a Natureza e Especificidade da Educação”, temos a ideia de que o homem não espera que a natureza lhe ofereça os meios de subsistência, mas, ao invés disso, a transforma de acordo com seus interesses, o que constitui uma ação intencional, ele afirma que a Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, sendo a sua compreensão condicionada à compreensão do homem. Saviani afirma que o que diferencia o homem dos outros animais é o trabalho, e que a Educação, além de ser uma pré-condição para o processo laboral, é ela própria uma forma de trabalho. É destacada nesse texto a importância da função de educar das escolas, na qual a socialização do saber sistematizado deve ser prioridade em relação a outros saberes, também é abordada a natureza e a especificidade da educação, trazendo uma discussão importante sobre o verdadeiro papel da escola, evidenciando a partir daí a descaracterização desta a favor de objetivos
...