RESUMO SOBRE O ENSINO DO MÉTODO CIENTÍFICO
Por: Ban Shee • 8/4/2018 • Resenha • 611 Palavras (3 Páginas) • 376 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – IEAR
Disciplina: Ciências Naturais Conteúdo e Método
Professora: Maína
RESUMO:
Sobre o Ensino do Método Científico
Aluna: Nayã Valverde
Angra dos Reis
2018
No texto “Sobre o Ensino do Método Científico”, O objetivo central dos autores é exposto através da necessidade de se enxergar a produção de conhecimento científico muito além da única e rígida sequência de passos que aprendemos durante a escolarização e que nos é ainda apresentada erroneamente durante a fase adulta.
Afirmam que tal concepção rígida do método científico é equivocada, e que não se deve ensinar ciência dessa forma. A partir de tal afirmação, as autoras apresentam a produção de conhecimento científico como uma atividade especialmente humana, caracterizada pela interação entre pensar, sentir e fazer.
Os autores apresentam alguns exemplos de livros de ciências do 1º e 2º grau, e informam que tais livros didáticos podem estar agindo como mecanismos da perpetuação dessa visão mais rígida, estruturada, e sem complexidade humana que temos a respeito da obtenção de conhecimento científico.
Após os exemplos, os autores apontam algumas concepções inadequadas em relação ao trabalho científico, tais como: 1 – O método científico começa na observação; 2 – O método científico é um procedimento lógico, algorítmico; 3 – O Método científico é indutivo; 4 – A produção do conhecimento científico é cumulativa, linear; 5 – O conhecimento científico é definitivo.
Os autores comentam tais concepções inadequadas e afirmam: 1 – O método científico não começa na observação, pois é sempre antecedido por teorias; 2 – O método científico não é um procedimento lógico, uma vez que não é uma receita, uma sequência linear de passos que conduz a uma descoberta; 3 – Não é indutivo, pois Por exemplo, independentemente de quantos cisnes brancos podemos observar, isso não justifica a conclusão de que todos os cisnes são brancos; 4 – A produção de conhecimento científico se dá através de uma construção humana, durante tal construção existem crises, rupturas, remodelações nessas construções, não seguindo de forma regrada uma linearidade; 5 – O conhecimento científico não é definitivo, a construção científica está sempre acontecendo, ela não para, está sempre evoluindo. O conhecimento científico que temos acesso hoje é baseado em modelos e teorias que foram sendo reconstruídas.
Abordam ainda, uma visão esquemática do processo de produção do conhecimento científico, que sugere a produção de conhecimento humano caracterizada por uma permanente interação entre pensar, sentir e fazer. Durante a produção do conhecimento científico o pensar é referente ao domínio conceitual da pesquisa, sendo a orientação das observações feitas e guia da determinação dos acontecimentos a serem estudados, o fazer é o domínio de método da investigação, e o sentir (aspecto mais negligenciado quando somos condicionados a pensar o cientista como alguém fora da nossa realidade) faz lembrar que o cientista é uma pessoa normal, que vive uma vida normal, que é capaz de cometer erros e acertos como qualquer um.
...