Realcione a vida de Gandhi com os duias atuais
Por: Juuh Feitosa • 4/6/2017 • Dissertação • 611 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
O filme Gandhi, 1982 conta a história de luta por seus direitos de Mahatma Gandhi figura principal da independência indiana. O filme começa com a cena da morte de Gandhi e volta no tempo para contar sua luta por direitos iguais. É na África que um Jovem, formado em advocacia enfrenta pela primeira vez as autoridades, após ser expulso da primeira classe de um trem por ser negro e indiano. Sua maneira de resistência e desobediência era muito pacifica, suas palavras era sua arma. Em certa ocasião reuniu um pequeno grupo em uma praça para queimar seus passes que o governo os obrigava a portar para diferencia-los dos brancos, mesmo sendo espancado não reagiu, o intuito era apenas de protestar. O evento da queima dos passes ganha atenção dos jornais e projeta os ideais de Gandhi, que agora reúne um número bem maior de pessoas para ouvi-lo. Gandhi foi capaz de conciliar e unir a população para novamente afrontar a autoridade Gandhi é recebido na Índia com muita festa onde dedica o resto de sua vida à causa da independência. Neste período Gandhi enfrenta várias autoridades, promove greves e boicotes a produtos ingleses. Ao conhecer a realidade do povo indiano Gandhi opôs-se à elite de seu país, que ele julgava não conhecer o povo. Gandhi acreditava naqueles que o seguiam, e confiou que o povo da Índia seria capaz de ser o ator principal de sua própria emancipação. Por não acreditar em opressão como forma de autoridade, Gandhi tinha que ter uma boa fala, e convencer as pessoas do que era bom para elas, sempre dando bons exemplos de seus atos.
É um filme inspirador, que mostra a luta de um homem, de forma pacifica, usando apenas sua inteligência e sua voz e levando esperança a um povo que sofria e em um tempo cheio de adversidades. Mesmo com o massacre que matou mais de 15 mil pessoas, Gandhi não desistiu de pregar o AMOR, continuou com sua luta pelo próximo e buscava sempre por respeito aos seus direitos.
Todos nós deveríamos ter um pouco de Gandhi dentro de nós, com certeza o mundo seria melhor, é até mesmo inacreditável que Gandhi tenha sido de carne e osso, passou por tudo o que ele passou é ímpar, único, O filme me deixou bem pensativa e emociona, como pode matar uma pessoa simplesmente por não compartilhar da mesma opinião, como pode tirar a vida de outro simplesmente por não aceitar sua religião, como pode ferir uma pessoa de coração tão bom, de vida tão simples, tão pura?
Isso me remete aos dias atuais, onde a vida não tem valor, onde nossos direitos continua na mão do poder, o filme é antigo mas a mensagem é bem atual, o filme traz claramente tudo que conversamos em sala de aula, é com olhar de revolta que vejo esta questão onde uns tem tanto outros nada, é uma luta diária onde cada um tem que fazer sua parte e cuidar e zelar pelo outro, respeitar o ponto de vista de cada um.
Gandhi foi e sempre será um grande exemplo, o filme que a princípio olhei e julguei como chato, me fez ver (rever) meu conceito de não julgar nada sem antes conhecer, já procurei vários artigos sobre a história linda de Gandhi e com certeza algo em mim mudou, não posso ficar esperando que as coisas mudem se a primeira a mudar não for eu. Amei o filme e fiquei muito emocionada mesmo. Obrigada professora Rose por me proporcionar este despertar, obrigada por este curto tempo de convivência com certeza mudei minha forma de enxergar a vida. Tenho que ser
...