TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Cruzeiro do Sul Virtual

Por:   •  29/5/2024  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome Completo: Dayane Regina Cardoso Costa Bento

RGM: 22439820

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual

Data: 01/12/2021

Curso: EAD_Pedagogia (Licenciatura)_5A_20212

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

ATIVIDADE 3 – AVALIAÇÃO NO ENSINO REMOTO

        A avaliação tem a função de mensurar o nível cognitivo em que cada aluno se encontra, para que através desse diagnóstico os professores possam realinhar os conteúdos a serem trabalhados no contexto sala de aula. Avaliar não é algo considerado simples num cenário normal, que dirá vivenciarmos essa ação em meio a pandemia COVID19; como os educadores desempenharam essa atividade sem estarem em contato com seus educandos?

        Avaliar em modalidades virtuais do processo de ensino e aprendizagem ainda nos parece ser um dos maiores desafios a superar. O respeito à epistemologia das diversas áreas do conhecimento deve, também aqui, acontecer, para que encontremos soluções aplicáveis às realidades das áreas, em oposição a soluções uniformizadoras do processo avaliativo (Xavier, 2020).

        Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores, pais e alunos foi se adaptar ao ensino remoto, os educadores se reinventaram para trabalhar no ensino remoto, os pais assumiram o papel de auxiliares dos professores e os alunos ficaram perdidos por estarem acostumados com a sala de aula e o ensino presencial.

        Com a implementação do ensino remoto houve a ocorrência de uma situação não muito satisfatória, relacionada as famílias que não possuíam acesso à internet (meio pelo qual o ensino seria desenvolvido), ao surgir essa dificuldade as escolas elaboraram a tática de entrega de apostilas impressas a essa clientela de alunos.  Outra dificuldade confrontada foi ter o feedback das atividades postadas nas plataformas digitais pelos professores, os pais não conseguiam realizar as mesmas e alegaram que seus filhos não sentiam vontade de realizar.

        Apesar das dificuldades acima citadas, os docentes tiveram que realizar a árdua tarefa de avaliar o progresso cognitivo de seus discentes; observando a devolutiva das crianças que participaram das tarefas propostas, os professores puderam realinhar suas estratégias e avaliar o desempenho intelectual dos seus alunos levando em consideração os aspectos qualitativos.

De acordo com Kenski (1994), as reorientações do percurso fazem parte de um processo que resulta no principal objetivo da ação docente: a aprendizagem do aluno. Dessa forma, é necessário ressaltar que a avaliação da aprendizagem tem início na ação didática e tem continuidade em todo o processo de ensino-aprendizagem.

 

Referências Bibliográficas:

A AVALIAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Disponível em:< https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/wp-ontent/uploads/sites/94/2020/08/A-avalia%C3%A7%C3%A3o-no-Ensino-Remoto-Emergencial-3.pdf>. Acesso em: novembro 2021.

KENSKI, V. M. Avaliação da aprendizagem. In: VEIGA, L. P. A. (coord) et al. Repensando a didática. Campinas: Papirus, p. 131-144, 1994.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com