Relatório Ed. Infantil
Por: Daisycica • 18/10/2019 • Relatório de pesquisa • 1.145 Palavras (5 Páginas) • 205 Visualizações
Curso: PEDAGOGIA (LICENCIATURA)
Série: 4/A SÃO PAULO – UNICID TATUAPE – SP
RELATÓRIO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
A escola, tem 8 salas de aula, sendo divididos pelo período da manha, 3° e 4° anos e no período da tarde 5º e 6º anos, são salas de um tamanho bom, não muito conservadas, mais com estrutura para crianças, e claro que não para 35 crianças que a prefeitura coloca lá, mais...
Todas as salas tem bastante janelas e ainda ventiladores, também tem pia para as crianças beberem agua e fazer sua higienização bucal. Tem também banheiros infantis no corredor, que são limpos constantemente, no final do corredor temos o refeitório com bastante mesas e cadeiras para as crianças, pois lá os professores não podem comer a comida que é dada para as crianças. Ao lado do refeitório tem uma quadrinha coberta separada por um portão da sala de expressão, onde são feitas leituras e pequenas peças teatrais com as crianças, o parque com brinquedos fica em um espaço fora da escola. Tem também a biblioteca e o teatro Nair Belo que fica dentro do CEU, que quando necessário a escola usa.
Introdução:
Meu estágio, começou no dia 13/08/2018 as 07:00 da manhã, cheguei ,fui apresentada para vice diretora Ana, que me colocou para estagiar na sala da professora Marcia que fica das 07:00 as 11:00hs e depois entra o professor Leandro que fica das 11:00 as 15:00hs, fiquei durante 17 dias entrando das 07:00hs as 13:00hs. Nesse período, acompanhei os professores em todas as atividades, e fiz tudo que foi proposto por eles para mim. No período da manhã, ficava mais fácil a minha aprendizagem, pois a professora ficava em sala 4 horas, e ela foi extremamente gentil e generosa comigo, muito paciente para me ensinar seus métodos, pude também me envolver e participar dos trabalhos e projetos pedagógicos dos professores. Fiz também trabalhos pedagógicos junto com a coordenadoria, para projetos com os professores e funcionários. Aprendi muita coisa nesse estágio, vi que ser professor e muito mais que cuidar, ensinar, é ser psicólogo, doutor, mãe e de vez em quando ser até advogado também, tantas coisas dentro de apenas uma profissão (PROFESSOR), me fez ter certeza que é esse o caminho que quero seguir. Todos os dias ver chegar de 25 a 35 crianças em apenas uma sala de aula, e nunca ver os professores reclamarem, pois são apegados a cada uma dessas crianças, saber quando apenas um faltou, e sentir falta dele, isso que é ser professor, foi isso que vi. Participei de todas as aulas, ajudei e até fui chamada pela primeira vez de professora. Fomos ao parque, quadra, sala de expressão, biblioteca e por duas vezes, fomos ver peças no teatro do CEU, minha ultima ajuda para eles, foi no projeto do senhor alfabeto, onde fizemos varias coisas em conjunto com todas as salas, para no dia 31/08 fazer uma grande festa em comemoração ao senhor alfabeto, com muita musica, apresentações, brincadeiras e gincanas para as crianças. Terminei meu estágio no dia 04/09, e confesso que sinto muita saudade de tudo que vivi ali, por isso agradeço aos professores Marcia e Leandro pelo apoio e ensinamento que doaram a mim.
Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação:
A importância desse estágio na formação do professor contribuiu para uma prática com mais conhecimentos e aprendizagem diante de uma realidade. É extremamente fundamental saber como as crianças se desenvolvem e aprendem em sala de aula, mas é importante que sejamos capacitados.
A realização do estagio é o momento em que nos estagiário temos a oportunidade de aprender e confrontar toda a teoria adquirida com a realidade apresentada, além de participar e observar o trabalho dos professores em atividade.
PERFIL DOS PROFESSORES:
Estive em sala de aula com a da professora Marcia que fica das 07:00 as 11:00hs e depois entrava o professor Leandro que ficava das 11:00 as 15:00hs, fiquei durante 17 dias entrando das 07:00hs as 13:00hs. Nesse período, acompanhei os professores em todas as atividades, e fiz tudo que foi proposto por eles a mim.
Professora Marcia, e muito atenciosa e extremamente focada, com uma intenção linda de ensinar as crianças aprenderem o alfabeto antes de entrarem no primeiro ano do ensino fundamental. Já o professor Leandro era um pouco mais disperso, não sei se era pelo horário que ele tinha, mais senti que ele não tinha muito foco nas crianças, era como se
...