Relatório Educação Especial
Por: Loana Formizano • 20/1/2024 • Resenha • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 64 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIOPET
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
RELATÓRIO FINAL
CURITIBA
2019
LOANA DE SOUZA FORMIZANO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
RELATÓRIO FINAL
Atividade apresentada à disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Especial, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Opet.
Profª Supervisora: Evellyn Ledur da Silva
CURITIBA
2019
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.........................................................................................4
1.1 Tema..................................................................................................4
1.2 Justificativa.........................................................................................4
1.3 Objetivo Geral.....................................................................................5
2. RELATOS DAS OBSERVAÇÕES ............................................................5
2.1 Relato da observação.........................................................................5
3. O PLANEJAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL..............................................6
4. PLANO DE AULA .....................................................................................7
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................9
6. REFERÊNCIAS.........................................................................................10
- INTRODUÇÃO
O relatório final de estágio apresenta o percurso desenvolvido durante o estágio de educação especial realizado na Escola Estadual Guilherme Eduardo Jacobucci.
Tem por fim apresentar os objetivos e as observações realizadas com os alunos.
- Tema
Estágio em Educação Especial na Escola Estadual Guilherme Eduardo Jacobucci.
- Justificativa
E educação especial da à oportunidade de vivenciar outras realidades, enxergando amplamente os desafios e as limitações das crianças. A escola se torna um espaço que vai além da aprendizagem cotidiana, é uma essência para a vida do aluno. O pedagogo tem como objetivo direcionar atividades, orientar e dar todo suporte e apoio para o aluno e familiares. A educação inclusiva é uma conquista da cidadania, pois todos devem ter idêntico acesso ao saber socialmente construído e valorizado.
Assim segundo Karagiannis,
[...] os benefícios dos arranjos inclusivos são múltiplos para todos os envolvidos com as escolas- todos os alunos, professores e a sociedade em geral. .A facilitação programática e sustentadora da inclusão na organização e nos processos das escolas e das salas de aula é um fator decisivo no sucesso (KARAGIANNIS, 1990, p. 22).
O estágio na educação especial permite criar um laço com o aluno, bem como seu bem estar na escola e com a família, a educação inclusiva se estende para toda sociedade.
- Objetivo geral
Conhecer o contexto de organização da Educação Especial.
2 RELATO DA OBSERVAÇÃO
A sala regida pela Professora Simone, 1° C, atualmente tem cinco alunos surdos e entre esses alunos apenas três tem aparelho para escutar.
Durante as observações, pode-se perceber que a dificuldade dos alunos que não escutam são maiores. Entre as aulas cotidianas, todos os alunos, três vezes na semana tem aula de Libras, estão em período de alfabetização e eles têm muita dificuldade em se concentrar na sala de aula. O professor de libras é o Luis, um professor surdo, sem aparelho, que auxilia os alunos na linguagem de sinais.
A professora se queixou da falta de comprometimento da família junto com a escola para dar continuidade nas atividades.
Aplicamos algumas atividades com os alunos, com silabas e números. Porém todos estão bem atrasados nos conteúdos. As atividades desenvolvidas com brincadeiras, como a do plano de aula de Slackline, eles conseguiram desenvolver facilmente.
3 O PLANEJAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
A educação especial é uma modalidade de ensino que tem como objetivo o desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas voltadas para os alunos com necessidades especiais.
A escola é para todos quando se torna capaz de receber todas as crianças independente das suas limitações ou diferenças. A escola faz um conjunto de adaptações, colocando diversas reflexões sobre o processo de aprendizagem de cada aluno.
Planejar requer uma exclusividade a cada necessidade dos alunos, inclui em atender todas as demandas. De acordo com Franco,
A prática docente é uma prática pedagógica quando esta se insere na intencionalidade prevista para sua ação. Assim, enfatizo que um professor que sabe qual é o sentido de sua aula frente à formação do aluno, que sabe como sua aula integra e expande a formação desse aluno, que tem a consciência do significado de sua ação, esse professor tem uma atuação pedagógica diferenciada: ele dialoga com a necessidade do estudante, insiste em sua aprendizagem, acompanha seu interesse, faz questão de produzir aquele aprendizado, acredita que este aprendizado será importante para o aluno (Franco, 2012, p. 178).
Tendo como objetivos: prover condições de acesso, participação e aprendizagem e garantir o serviço de apoio que os alunos precisam, de acordo com as suas necessidades. Organizando tudo de forma coletiva.
É um desafio e um trabalho continuo, elaborar planos de aulas e atividades para alunos de inclusão ou da educação especial.
4 PLANO DE AULA
Equilíbrio e movimento
Eixo: Corpo e Movimento.
INTRODUÇÃO
O estágio na educação especial é um momento de reflexão, sobre igualdade na sociedade, nos levando a ver vários desafios que são encontrados em sala de aula para deixar o aluno participativo nas atividades. No ambiente escolar o aluno amplia sua visão de mundo, passando a ter mais possibilidades de conhecimento. A escola contribui positivamente na vida do ser humano e atende todo tipo de diversidade. Dando a educação de qualidade para todos, é o que esperamos sobre a educação especial e a inclusão em sala de aula.
...