TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Educação Especial

Por:   •  20/1/2024  •  Resenha  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIOPET

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

RELATÓRIO FINAL

CURITIBA

2019

LOANA DE SOUZA FORMIZANO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

RELATÓRIO FINAL

Atividade apresentada à disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Especial, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Opet.

Profª Supervisora: Evellyn Ledur da Silva

CURITIBA

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................4

1.1 Tema..................................................................................................4

1.2 Justificativa.........................................................................................4

1.3 Objetivo Geral.....................................................................................5

      2. RELATOS DAS OBSERVAÇÕES ............................................................5

2.1 Relato da observação.........................................................................5

       3. O PLANEJAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL..............................................6

       4. PLANO DE AULA .....................................................................................7

       5. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................9

       6. REFERÊNCIAS.........................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

O relatório final de estágio apresenta o percurso desenvolvido durante o estágio de educação especial realizado na Escola Estadual Guilherme Eduardo Jacobucci.

Tem por fim apresentar os objetivos e as observações realizadas com os alunos.

  1. Tema

Estágio em Educação Especial na Escola Estadual Guilherme Eduardo Jacobucci.

  1. Justificativa

E educação especial da à oportunidade de vivenciar outras realidades, enxergando amplamente os desafios e as limitações das crianças. A escola se torna um espaço que vai além da aprendizagem cotidiana, é uma essência para a vida do aluno. O pedagogo tem como objetivo direcionar atividades, orientar e dar todo suporte e apoio para o aluno e familiares. A educação inclusiva é uma conquista da cidadania, pois todos devem ter idêntico acesso ao saber socialmente construído e valorizado.

Assim segundo Karagiannis,

[...] os benefícios dos arranjos inclusivos são múltiplos para todos os envolvidos com as escolas- todos os alunos, professores e a sociedade em geral. .A facilitação programática e sustentadora da inclusão na organização e nos processos das escolas e das salas de aula é um fator decisivo no sucesso (KARAGIANNIS, 1990, p. 22).

O estágio na educação especial permite criar um laço com o aluno, bem como seu bem estar na escola e com a família, a educação inclusiva se estende para toda sociedade.

  1. Objetivo geral

Conhecer o contexto de organização da Educação Especial.

2 RELATO DA OBSERVAÇÃO

A sala regida pela Professora Simone, 1° C, atualmente tem cinco alunos surdos e entre esses alunos apenas três tem aparelho para escutar.

Durante as observações, pode-se perceber que a dificuldade dos alunos que não escutam são maiores. Entre as aulas cotidianas, todos os alunos, três vezes na semana tem aula de Libras, estão em período de alfabetização e eles têm muita dificuldade em se concentrar na sala de aula. O professor de libras é o Luis, um professor surdo, sem aparelho, que auxilia os alunos na linguagem de sinais.

A professora se queixou da falta de comprometimento da família junto com a escola para dar continuidade nas atividades.

Aplicamos algumas atividades com os alunos, com silabas e números. Porém todos estão bem atrasados nos conteúdos. As atividades desenvolvidas com brincadeiras, como a do plano de aula de Slackline, eles conseguiram desenvolver facilmente.

3 O PLANEJAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A educação especial é uma modalidade de ensino que tem como objetivo o desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas voltadas para os alunos com necessidades especiais.

A escola é para todos quando se torna capaz de receber todas as crianças independente das suas limitações ou diferenças. A escola faz um conjunto de adaptações, colocando diversas reflexões sobre o processo de aprendizagem de cada aluno.

Planejar requer uma exclusividade a cada necessidade dos alunos, inclui em atender todas as demandas. De acordo com Franco,

A prática docente é uma prática pedagógica quando esta se insere na intencionalidade prevista para sua ação. Assim, enfatizo que um professor que sabe qual é o sentido de sua aula frente à formação do aluno, que sabe como sua aula integra e expande a formação desse aluno, que tem a consciência do significado de sua ação, esse professor tem uma atuação pedagógica diferenciada: ele dialoga com a necessidade do estudante, insiste em sua aprendizagem, acompanha seu interesse, faz questão de produzir aquele aprendizado, acredita que este aprendizado será importante para o aluno (Franco, 2012, p. 178).

Tendo como objetivos: prover condições de acesso, participação e aprendizagem e garantir o serviço de apoio que os alunos precisam, de acordo com as suas necessidades. Organizando tudo de forma coletiva.

É um desafio e um trabalho continuo, elaborar planos de aulas e atividades para alunos de inclusão ou da educação especial.

4 PLANO DE AULA

 

 

Equilíbrio e movimento

 

 

Eixo: Corpo e Movimento.

                                                                                       

 

 

INTRODUÇÃO 

             O estágio na  educação especial é um momento de reflexão, sobre igualdade na sociedade, nos levando a ver vários desafios que são encontrados em sala de aula para deixar o aluno participativo nas atividades. No ambiente escolar o aluno amplia sua visão de mundo, passando a ter mais possibilidades de conhecimento. A escola contribui positivamente na vida do ser humano e atende todo tipo de diversidade. Dando a educação de qualidade para todos, é o que esperamos sobre a educação especial e a inclusão em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (200.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com