Resenha comparativa
Por: Lilianynunes • 6/11/2015 • Resenha • 703 Palavras (3 Páginas) • 761 Visualizações
UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA MODALIDADE EAD
Resenha comparativa do filme “Como estrelas na terra, toda criança é especial” com o capítulo 7 “Educação escolar para todos”de Denise R. Scussel
Any Nunes da Silva, RA 1086260, Curso de Pedagogia, turma 05, etapa 03
Trabalho de construção de aprendizagem, Professor-tutor: 13928 - Hilda Marta Guimarães Antunes
1º Semestre de 2014
Resenha comparativa do filme “Como estrelas na terra, toda criança é especial” com o capítulo 7 “Educação escolar para todos”de Denise R. Scussel
O Filme relata a história de um garoto de 9 anos, chamado Ishaan Awasthi, ele estuda em uma escola normal, repetiu de ano e suas chances de repeti-lo novamente são grandes. Seu pai por acreditar que Ishaan seja indisciplinado o trata com rigidez e falta de sensibilidade, porém o garoto afirma que as letras dançam em sua frente, sendo assim não consegue acompanhar as aulas e muito menos prestar atenção.
Certo dia seu pai é chamado à escola para conversar com a diretora, e após a conversa o mesmo decide levar o filho para um internato. Estando lá, o garoto se torna uma criança deprimida e com menos vontade de aprender.
Apesar, do internato apresentar uma filosofia rígida e tradicionalista, foi contratado um professor substituto de artes, o qual não seguia rigorosamente as normas do internato e tinha uma metodologia própria e inovadora. Quando este professor conheceu o garoto, logo percebeu que este sofria de dislexia, decidindo ajudá-lo, pois o problema não era desconhecido pelo educador.
Através de sua dedicação o professor conseguiu ensinar Ishaan a ler e escrever, fazendo com que o garoto superasse a sua própria limitação, passando a ver dentro da escola, um novo significado.
O filme mostra a importância do professor, e seu poder de transformação no aprendizado dos alunos, sendo assim é necessário que o educador conheça as necessidades de cada aluno e através deste conhecimento, usar uma metodologia que estimule e amplie o aprendizado do mesmo, sempre respeitando as suas limitações e trabalhando para diminuí-las.
Ishaan estudava em uma escola, onde os professores apenas se importavam com os erros gramaticais dele, e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida. No filme o professor substituto com sua metodologia de ensino inovadora, na qual existe a motivação, ele usa o conhecimento do mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. Desta forma o educador consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador. Os novos métodos utilizados pelo educador, fez com que o garoto aprendesse a lidar com sua dificuldade, respeitando, valorizando e entendendo suas diferenças através da arte.
No livro- Necessidades educativas infantis, capítulo 7, fala sobre a educação escolar para todos e o filme, retrata a realidade na qual estamos inseridos, onde os alunos com diversas deficiências são matriculados em escolas convencionais, e infelizmente estas escolas regulares e os educadores não estão preparados adequadamente para agir perante as diferenças. Para que a inclusão se efetive realmente é necessário que haja uma política pública que mude a organização e estrutura do sistema educacional. No filme o professor só percebeu o problema do aluno, porque o mesmo já havia passado pelo mesmo problema, e apenas por isso conseguiu ajudá-lo. É preciso que os educadores se qualifiquem e que tenham uma formação continuada, para que saibam lidar com as dificuldades no contexto escolar, e assim desempenhar verdadeiramente o papel de mediador do conhecimento, encontrando meios e soluções para trabalhar com as diversidades encontradas na escola.
...