Resumo Pedagogia
Por: marcia.regifer • 11/2/2020 • Trabalho acadêmico • 353 Palavras (2 Páginas) • 453 Visualizações
PINEAU, Paulo. Como a noite engendra o dia e o dia engendra a noite. Revisando o vínculo da produção mútua entre escola e Modernidade
O texto analisa a relação entre a escola e a Modernidade com o objetivo de apresentar premissas que permitem entender essa relação e o processo histórico da aliança entre Modernidade e escola. Visa, também, compreender a universalização educacional, o triunfo curricular bem como a arquitetura escolar.
Para PINEAU, como hipótese inicial, a escola, como forma hegemônica consolidou – se a partir do fato de que ela foi responsável pela transmissão da Modernidade. Pois, mediante levantamento inicial da autora, a escola é tida como construtora da Modernidade.
PINEAU, apresenta dez premissas a respeito da Modernidade e a compreensão da educação num longo processo histórico utilizando dois autores: Kant e seu escrito A Pedagogia, estudos sore a educação moderna e Emile Durkheim, em Educação, conceito de educação para o desenvolvimento do artigo.
Ainda, para o autor, Durkheim apresenta melhor definição de educação moderna e PINEAU apresenta sucintamente as premissas que envolve educação e Modernidade.
Premissa I: A Educação é um fenômeno que ocorre no sujeito autocentrado a partir do qual se irradia.
Ato educativo para a Modernidade tem como ponto de apoio e partida o sujeito racional, centrado em si, que recebe e expande educação estabelecendo uma união indissolvível entre sujeito-razão-educação. Esse sujeito movido pelo ato de conhecer.
Premissa II: A Educação é um fenômeno humano que prescinde de qualquer alteridade.
O homem moderno foi de distanciando do estado da natureza sendo capaz de se controlar sem a necessidade de ser controlado através da autoridade. Ocorre que a educação permite que o homem se torne homem, sujeito cartesiano, racional e moderno diferente do sujeito pré-moderno.
Premissa III: A Educação vincula – se fortemente com o progresso, com o futuro desejado, como o bem-estar geral. É a via privilegiada de acesso à utopia.
A educação na Modernidade passa a ser objetivos para um futuro melhor, ela está vinculada a ideia de progresso de individual do sujeito. Com fim da concepção mediaval de futuro, o tempo se transforma como continuu pela qual a utopia percorre até a fina
...