Resumo da Introdução do Livro "Capitalismo e Liberdade" do Milton Friedman
Por: Mylton Franklyn • 5/9/2021 • Abstract • 295 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
RESUMO DA INTRODUÇÃO
Milton Friedman inicia a introdução do livro “Capitalismo e Liberdade” por meio de uma frase citada no discurso de posse do Presidente Kennedy: “Não pergunte o que sua pátria pode fazer por você – pergunte o que você pode fazer por sua pátria”. A partir disso, o autor separa a frase em dois momentos. O primeiro momento é o paternalista: “o que sua pátria pode fazer por você”. Segundo Milton, esse trecho implica que o governo é o protetor, e o cidadão, o tutelado. Já o segundo momento é organicista: “o que você pode fazer por sua pátria”, a qual implica que o governo é o senhor ou a deidade, e o cidadão, o servo ou o adorador.
Por conseguinte, introduz a relação do homem livre com a sua pátria e a utilização do governo por este como instrumento para proteção da liberdade. Seguindo este raciocínio, o autor aponta a concentração de poder como ameaça a liberdade e corrupção dos bons homens. Diante desse problema, indaga sobre aproveitarmos os benefícios de se ter um governo e, ainda sim, evitar as ameaças à liberdade trazendo dois princípios da Constituição Americana, os quais são de que o governo deve se limitar a garantia da liberdade, preservação da lei e ordem e a garantia a propriedade privada; e a distribuição justa de poder do governo segundo as questões territoriais de âmbitos municipais, estaduais ou nacionais.
O autor retoma a questão da centralização do poder pelo governo federal e acrescenta a questão da corrupção e juízo de valor dos representantes, afirmando que a preservação da liberdade é a principal razão para a limitação e descentralização do poder do governo, porém exemplificando que governos centralizados foram os principais capazes de evoluírem seja nas artes, arquitetura, tecnologia, entre outros.
...