Resumo de Vídeo: Jean Peaget conduzido por Yves de La Taille.
Por: 01122019 • 3/12/2019 • Trabalho acadêmico • 928 Palavras (4 Páginas) • 560 Visualizações
Vídeo: Jean Peaget conduzido por Yves de La Taille.
O vídeo apresentado por Yves de La taille relata sobre uma breve história da vida, obra e carreira de Peaget.
Jean Piaget nasceu no dia 09 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai, um calvinista convicto, era professor universitário de literatura medieval.
Piaget se interessou-se por História Natural ainda em sua infância. Aos 11 anos, publicou seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino. Aos sábados, trabalhava gratuitamente no museu de História Natural. Piaget frequentou a Universidade de Neuchâel, onde estudou Biologia e Filosofia. Recebeu seu doutorado em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade. Após formar-se, foi para Zurich, onde trabalhou como experimental. Lá frequentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou no laboratório de Alfred Binet, famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência para crianças. Piaget notou que crianças da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nesses testes e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradativamente. Em 1919, iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar sobre a mente humana e começou a pesquisar sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas.
Em 1921, voltou à Suíça e tornou-se diretor de estudos no institutos J.J.Rousseau da Universidade de Genebra. Lá ele iniciou o maior trabalho de sua vida...ao observar crianças brincando e registrar meticulosamente as palavras, ações e processos de raciocínio delas. Piaget lecionou em diversas universidades europeias, inclusive na Universidade de Sorbornne (Paris, França), onde permaneceu de 1952 à 1963. Até a data de seu falecimento, Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos específicos. Jean Piaget morreu em Genebra, em 17 de setembro de 1980.
A importância da obra de Peaget é decorrência de vários pontos, a primeira decorrência é da influência dessa obra durante o século XX que é notadamente a psicologia da inteligência, e por outro lado a importância do Peaget vem do volume de sua obra. São por volta mais de 70 livros, inúmeros artigos, inúmeros temas relacionados a inteligência que foram abordados por ele, então digamos que o volume das obras de Peaget na sua consistência faz com que ela seja importante.
A obra de Peaget tornou-se essencial porque sendo inteligência um tema que se reencontra em qualquer abordagem psicológica e sendo a teoria dele muito consistente, em relação a esse tema acaba se utilizando Peaget não apenas na perspectiva intrínseca da inteligência, mas também em outras como afetividades, moral e evidentemente educação.
Epistemologia Genética, basicamente a obra de Peaget trata do desenvolvimento da inteligência e da construção do conhecimento. Os estudos epistemológicos de Peaget nos dar a entender que esse estudo visa responder uma pergunta, a pergunta de como os homens constroem o conhecimento? Ou seja, como é que eles passam de um nível de conhecimento para outro, essa é a pergunta que Peaget tentou responder durante toda sua vida. Sendo a criança um ser que evidentemente constroem conhecimento, ele preferiu fazer suas pesquisas com elas. A pergunta de Peaget é epistemológica, ou seja, a pergunta é de como os homens sozinhos ou em conjunto constroem o conhecimento, por quais processos e etapas eles conseguem fazer isto, ou seja, não é uma pergunta sobre a psicologia da criança e sim uma pergunta epistemológica. Por esse motivo a obra de Peaget é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento.
Para Peaget a inteligência deve ser definida enquanto
...