Resumo do Texto: Histórico da Interdisciplinaridade
Por: Tininha Borges • 15/9/2015 • Resenha • 538 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
Resumo do texto: Histórico da Interdisciplinaridade
O paradigma cartesiano separa o sujeito do objeto e dissemina um dualismo presente em todos os campos: entre alma e corpo, espírito e matéria, qualidade e quantidade, sentimento e razão. Para que seja separado por ideologias entre o bem e o mal, o certo e o errado, ou seja, um conjunto de ideias ou pensamentos.
Concepção Positivista
- Rotulação
- Formalização
- Cientificismo da ciência (requisitos físico-naturais)
- Ciência como atividade pura do pensamento
- Desconsidera os processos sociais
- Explica o mundo a partir das ciências naturais, desvinculado da história e da sociedade
- Faz a separação entre sujeito e objeto, com ênfase no objeto
- Visão eurocêntrica
- Aceita o conhecimento como algo pronto e acabado, produzido por alguns homens “iluminados”
- Racionalidade
- Fragmentação: Corpo/mente;
- Valorização daquilo que é “quantificável” como cientificamente viável
- Matemática: instrumento de validação do conhecimento
- Crença na descoberta de leis universais generalizáveis
- Neutralidade e objetividade do pesquisador
Novos paradigmas: Conhecimento referente á relação dialética entre a razão e a experiência, ou seja, o dialogo ou debate de ideias diferentes.
Uma disciplina é maneira de organizar, traçar um único objetivo e concentrar a pesquisa em uma única visão.
Na interdisciplinaridade não havia esta divisão entre os diversos saberes, tudo era Filosofia, todo o conhecimento era unificado, com o passar dos tempos e a evolução humana o conhecimento se fragmentou. As ciências foram divididas em muitas disciplinas surgia aí neste contexto as diversas especialidades e a figura do especialista.
Começou na década de 60 na França e Itália por alunos, na qual se queixavam em não querer aulas com professores diferente, e pelos seus movimentos político, econômico e social.
O tal questionamento foi levado para a Unesco por Gusdorf, o mesmo lutava para unir esforços entre as disciplinas.
E no final da década de 60 a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e foi logo influenciando a LDB juntamente com o PCN’S.
Interdisciplinaridade não é uma nova disciplina e sim uma integração entre as disciplinas. E praticando a interdisciplinaridade todos saem ganhando, pois trabalha o diálogo, a cooperação e a participação de todos dentro de um propósito em comum, influenciando comportamentos, ações e projetos pedagógicos.
A interdisciplinaridade é rica e precisa apenas ser mais trabalhada dentro da sala de aula ou até mesmo fora dela. Seus passos são trilhados pelo PPP - Projeto Político Pedagógico – da escola.
Dicotomia: É a divisão, ou seja, tudo que seja contrário, como por exemplo: o bem e o mal, o certo e errado, preto e branco etc.
Gusdorf queria mostrar que a verdade estava tanto de um lado como do outro
Ambiguidade: Aquilo que é ambíguo, que gera dupla interpretação, que possui sentido duplo, ou seja, Gusdorf buscava a certeza e para ele, ou seja, não podia haver conflitos entre disciplinas e que ciências humanas não podia dar as cotas para ciências exatas.
...