Resumo do capítulo “A educação do século XX”
Por: Adrielle Krinski • 11/6/2017 • Trabalho acadêmico • 765 Palavras (4 Páginas) • 355 Visualizações
[pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Resumo do capítulo “A educação do século XX”
UNIÃO DA VITÓRIA, 6 DE JANEIRO DE 2017
ACADÊMICO: Adrielle Caroline Krinski
Resumo do capítulo “A educação do século XX”
Trabalho apresentado ao 1º ano do curso de Pedagogia da UNESPAR, como requisito parcial para avaliação da disciplina de história da educação sob orientação da Profª Roseli Klein.
A educação no século XX
A democratização do ensino trouxe consigo a implantação escola primária de graça “pública” e universal.
Alemanha
Na Alemanha o que ajudou a universalizar a educação foi à cooperação de vários países fazendo com que a educação pública se propagasse a nível universal.
Educação Nova
A educação nova também conhecida com educação ativa mudou o rumo da educação tradicional, deu sentido vivo e ativo ela. A educação nova tem seus quatro momentos principais: o 1º é A fundação das primeiras escolas novas na Europa. O 2º é a formulação das novas ideias e teorias da educação nova.A 3° é a criação e publicação dos primeiros métodos ativos. E finalmente o 4 ° é a consolidação e oficialização dos métodos da educação.
As instituições
Os caracteres pedagógicos e seus grupos:
- As escolas novas eram inspiradas nas primeiras escolas inglesas.
- Escolas experimentais que surgiram nos Estados Unidos da América.
- As escolas ativas foram inspiradas pelos criadores dos novos métodos de educação.
- Escolas de ensaio e reforma que eram várias instituições dentro de um sistema escolar.
Os métodos da educação nova
Ao decorrer do tempo com a evolução dos métodos da educação nova mudou do aspecto individual para o aspecto coletivo e social.
O método Montessori foi um importante método de aplicação. O plano de Dalton que surgiu do método Montessori. Esse método foi aplicado em uma escola primária superior com alunos que já eram adolescentes. O método Decroly focava na educação de crianças anormais e trabalhava no aspecto individual e coletivo das crianças.
O sistema de Winnetka que tem caráter coletivo, além disso, o sistema possui uma série de livros, fichas que os alunos manejam livremente. Já o método de projetos as atividades da escola, deveriam ser realizadas através de projetos. O método Cousinet visa levar para o ambiente escolar o mesmo espírito de atividade espontânea que a crianças tenham fora dela.
Os métodos da educação nova
A autonomia dos alunos visa o desenvolvimento da criança, para que ela faça suas atividade sozinha e assim consiga alcançar seus objetivos.
A pedagogia contemporânea
As direções da pedagogia contemporânea:
- A pedagogia individual;
- A pedagogia psicológica e experimental;
- A pedagogia ativa ;
- Pedagogia social;
- A pedagogia filosófica.
A pedagogia individual
A pedagogia individual teve origem na renascença, quando se rompe o mundo fechado na educação religiosa e se reconhece o valor da personalidade.
Esta época teve alguns autores:
Ellen key: A vida da criança está acima da família o Estado e sociedade é o mais importante. Exige que isso conceda a criança ser livre e assim desenvolver a sua vida pessoal. Suas ideias principais é o “ensino global” e “idioma infantil”.
...