Resumo patrimonio histórico
Por: Atena77 • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 469 Palavras (2 Páginas) • 379 Visualizações
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo o valor ser de natureza estética, artística, documental, cientifica, social, espiritual, ecológica ou histórica. O Patrimônio Histórico Material refere-se ao conjunto de edifícios, obras de arte, documentos, monumentos, fotos e outros objetos pertencentes a um lugar. Patrimônio histórico Imaterial é um bem que não se pode pegar, tocar, a sua importância abrange valores de reconhecimento das tradições orais e imateriais da cultura popular, como música, tradições culturais, danças e até mesmo os dialetos. Patrimônio Ambiental- são áreas escolhidas por conta de suas características estéticas ou científicas e que precisam ser preservadas para as gerações futuras.
DEVEMOS PRESERVAR E INCENTIVAR A PRESERVAÇÃO DE NOSSA HISTÓRIA
A preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural é necessária pois esse patrimônio é o testemunho vivo da herança cultural de gerações passadas que exerce papel fundamental no momento presente e se projeta para o futuro, transmitindo as gerações que virão as referências de um tempo e de um passado singulares.
A melhor forma de preservar o Patrimônio Cultural é através do respeito e interesse do próprio povo em assegurar a proteção dos testemunhos de uma cultura, permitindo assim o exercício pleno da cidadania. A preservação garante a continuidade das manifestações culturais.
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS ESCOLAS
A educação patrimonial é um processo que conduz o homem ao entendimento do mundo em que está inserido, elevando sua auto estima e a consequente valorização de sua cultura.
Atualmente a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) n° 9.394/96, enfatiza no seu artigo 26, que a parte diversificada dos currículos dos ensinos fundamental e médio deve observar as características regionais e locais da sociedade e da cultura, o que abre espaço para a construção de uma proposta de ensino voltada para a divulgação do acervo cultural do estado e municípios.
Com a diversificação dos grupos que integram a sociedade, podemos ver que os patrimônios também incentivam o diálogo entre diferentes culturas. Não raro, todas as vezes que fazemos um passeio turístico, temos a oportunidade de contemplar e refletir mediante os objetos e manifestações que formam o patrimônio do lugar que visitamos. Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros. O trabalho com as heranças culturais da região permite que o aluno aprenda a resguardar a memória da comunidade e se sinta parte dela.
Quanto mais as pessoas se conscientizam da importância de preservarem aquilo que é parte do mundo em que vivem e parte de quem são, mais aumenta o legado de história deixado para aqueles que virão. E mais aumenta a esperança de que todos vivam em paz, pois serão conhecedores daquilo que são.
REFERÊNCIAS:
http://www.infoescola.com/cultura/iphan-instituto-do-patrimonio-historico-e-artistico-nacional/
http://www.serra.es.gov.br/site/pagina/tradicao-e-cultura
http://www.creasp.org.br/arquivos/publicacoes/patrimonio_historico.pdf
...