SEMINÁRIO – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Por: arthurtomaz2017 • 19/5/2017 • Resenha • 470 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
INSTITUTO PROMOVER
SEMINÁRIO – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
NOMES: Arthur Ferreira, Hérica, Núbia, Jennifer e Vinícus Ribeiro
RESENHA: CRISE DA ÁGUA
A crise hídrica mundial é um dos problemas “ocultos” da atualidade, pois a população demonstra certa negligência a respeito, por mais que a situação esteja se tornando cada vez mais gritante.
Recentemente o Brasil foi afetado pela crise hídrica fruto de fatores geográficos, má distribuição da água, falta de organização dos governantes, desmatamento e desperdício por parte dos civis e de grandes indústrias. A partir daí começou a falar –se mais sobre o assunto, o que acabou causando uma preocupação muito grande já que o Brasil não está acostumado com a escassez de elementos naturais.
Em 2014 os brasileiros começaram a sentir os efeitos da escassez da água, porém a população foi convencida pelos governantes que a situação estava sob controle. Em Janeiro de 2015 foi alertado que o país realmente estava sofrendo uma das maiores crises hídricas da história nacional.
Assim surgiram ideias de como economizar e reaproveitar à água como, tomar banhos rápidos, campanhas de conscientização, reaproveitar a água da chuva e a água já utilizada em atividades domésticas, entre outros. Mas não foi o suficiente então que o governo tomou a medida de realizar o racionamento em grande parte do país, principalmente no Sudeste.
O país tem toda sua energia gerada por usinas hidrelétricas que foram afetadas pela falta de chuva e pela diminuição dos reservatórios, gerando uma nova consequência a queda de energia que ocorreu em 11 estados e no Distrito Federal, o que gerou um aumento na conta de luz dos brasileiros.
Cerca de 30% da maioria dos países desenvolvidos e até algumas cidades brasileiras reutilizam a água, se todos os países fosse assim o problema da crise hídrica nacional estaria praticamente resolvido. Graças ao Estado de Minas Gerais que monopolizou o sistema de água, não temos acesso a tais políticas de tratamento.
No município de Lagoa Santa em Minas Gerais, não enfrentam tantos problemas de escassez, porém há problemas em relação á poluição da água e a má distribuição nos bairros além do alto preço. A água lagoa santense no geral é carente de qualidade, sendo rica em resíduos como calcário e minérios que podem prejudicar o sistema linfático e renal.
Sendo assim o sistema de abastecimento de água de Lagoa Santa, gerenciado pela COPASA, é abastecido por poços profundos. Porém muitas vezes a água de Lagoa Santa apresenta péssimas condições de uso muitas vezes suja de barro principalmente nos bairros mais carentes e infelizmente esse situação só vai se agravando com o passar do tempo.
REFERÊNCIAS
Mundo Educação. Disponível em:<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/crise-agua-no-brasil.htm>. Acesso em 19 ago. 2016.
Brasil Escola. Disponível em:< http://brasilescola.uol.com.br/geografia/escassez-agua-no-brasil.htm Acesso em 19 ago. 2016.
Crise. Disponível em:< http://super.abril.com.br/crise-agua/crise-mundial.shtml> Acesso em 19 ago. 2016.
...