Sequencia didática – Educação Infantil (Estágio I e II)
Por: felipeevelyn • 22/3/2017 • Trabalho acadêmico • 868 Palavras (4 Páginas) • 896 Visualizações
Sequencia didática – Educação Infantil (Estágio I e II)
Considerando a proposta de educação para todos, a sequência didática a seguir tem como público-alvo uma sala de aula regular, cuja turma possui um aluno com necessidades educacionais especiais (deficiência visual), pois conforme consta na declaração de Salamanca os educandos com deficiência devem ser integrantes do sistema educacional regular de ensino. Partindo da necessidade de possibilitar o desenvolvimento pleno dos educandos, o objetivo será o de apresentar aos alunos a importância dos sentidos sensoriais. A previsão para a realização das atividades será de aproximadamente uma semana.
Desenvolvimento
1º - Roda de conversa para levantar os conhecimentos prévios dos alunos.
2º - Em círculo, os educandos irão ouvir leitura do poema Vai já pra dentro menino! de Pedro Bandeira, realizada pelo educador;
3º- Conversa sobre o que entenderam do poema;
4º - Disponibilizar em um cartaz o seguinte trecho do poema:
Como eu vou saber da chuva,
Se eu nunca me molhar?
Como eu vou sentir o sol,
Se eu nunca me queimar?
Como eu vou saber da terra,
Se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes,
Sem aprender a gostar?
Quero ver com os meus olhos,
Quero a vida até o fundo,
Quero ter barro nos pés,
Eu quero aprender o mundo!
5º - Conversa com os educandos: Será que todas as pessoas veem com os olhos?
Ouvir a opinião de cada aluno e anotar em flip chart ou na lousa.
6º - A cada dia os educandos aprofundarão os conhecimentos sobre diferentes sentidos, de forma que sempre faremos uma retomada da aula anterior para relembrar o que discutimos.
TATO – Para os educandos sentirem/perceberem as sensações proporcionadas pelo tato, eles serão levados ao parque para tocarem e pisarem na areia, na água, na grama (também poderão deitar) e no chão para sentir as diferentes texturas. Depois conversaremos sobre o que há de diferente nos elementos que sentiram. Em seguida irão experimentar outras texturas com os materiais e objetos presentes na sala de aula, tais como: superfície da mesa, parede, os materiais escolares, os brinquedos, etc. Para finalizar as atividades com o tato os alunos vivenciarão o momento do abraço e ouvirão que as sensações que sentimos com a pele chamamos de tato.
AUDIÇÃO – primeiramente pedir para os alunos identificarem os sons que conseguem ouvir ao redor, depois perguntar quais são os sons que escutam diariamente (em casa, no caminho para escola, quando saem para passear com os pais.) E anotar na lousa as observações feitas por eles. Em seguida, fora da sala de aula, perguntar se eles conseguem identificar novos sons e acrescentar nas anotações. Conversar com eles sobre a importância deste sentido e questioná-los sobre como as pessoas surdas se comunicam já que elas não escutam. A partir desta discussão, conversaremos brevemente sobre a LIBRAS. Posteriormente, voltaremos a conversar sobre a importância da audição.
OLFATO e PALADAR – Iniciar perguntando para os educandos qual é o cheiro preferido deles e por que eles gostam do cheiro relatado. Em seguida perguntar se eles acham que na natureza tem algum perfume e quais seriam. Depois os alunos serão convidados a tentar identificar alguns perfumes da natureza com os olhos vendados. Nesta atividade, além do olfato também experimentarão as sensações do tato. Assim os educandos irão cheirar algumas frutas (goiaba, manga, abacaxi, limão, mexerica, entre outras), flores, terra, água, ervas utilizadas para fazer chá (erva doce, capim santo, erva cidreira, hortelã, entre outros).
...