Supervisor de Ensino na Sua Prática Professional
Por: vivian2003 • 14/6/2021 • Relatório de pesquisa • 920 Palavras (4 Páginas) • 162 Visualizações
SUPERVISOR DE ENSINO NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
A imagem de supervisão em nosso período contemporâneo passa a ser mais dinâmico e também mais eficaz no que diz respeito ao aprendizado, tanto para o aluno e professor e também escola e a sociedade. Uma das funções do supervisor é a de trazer á compreensão daqueles que compõem o seu ambiente de trabalho, ênfase no tocante em que todos estão no mesmo processo, assim tendo as mesmas metas e objetivos para uma melhor qualidade de ensino.
A Escola sempre caminha para uma melhor mudança no ensino, sendo assim exige do supervisor a conduta de que o aluno ao vir à sala de aula já tenha um conhecimento em diversas áreas e assim a partir desse ponto a escola deve mediar trazendo bases de ensino para o aprendizado do aluno.
A Escola mediante a comunidade exerce o papel de formar cidadãos com habilidades em diversas áreas para que assim possa se desenvolver além do ensino em sala de aula, atribuindo valores e princípios que guiam a vida e também o tornando mais critico naquilo que compõem a realidade.
Considerando a equipe pedagógica que compõem a escola, muitos fatores devem ser considerados para um melhor resultado no aprendizado, como objetivos definidos, um plano de trabalho educativo e também acompanhar o amadurecimento dos professores.
O Supervisor deve sempre se basear em um trabalho conjunto com os colegas para assim ter uma maior cooperação, descentralizando o poder e ter mais união em equipe sendo que todos tenha a mesma responsabilidade. Para que se tenha um melhor resultado na aprendizagem e desenvolvimento profissionais, é de muita importância ter educadores preparados, com um bom modelo de formação de professores tendo uma visão ampla sobre os conflitos e problemas na sala de aula, que sempre existirão.
Alguns autores brasileiros abordam o tema Supervisão, relacionando-se á pratica educativa. Em épocas passadas os deveres do supervisor era de entender a realidade, fazer a educação e formar profissionais da área da educação. Atualmente a função do supervisor é mais redefinida porque ele terá novos desafios e também não apenas se concentrar na qualidade de trabalha mais na construção de novos conhecimentos.
Podemos definir que a supervisão hoje tem uma visão sobre tudo que proceder ao conhecimento, gerencia para controlar o executado e controla o processo educacional. O professor deve também adotar novos princípios para enfrentar os desafios do dia a dia, tais como impor limites. Assim como conscientizar-se de que o aluno e sua família creem que a escola adicione a cultura que a não foi dada em casa.
O artigo 64 da lei 9.394/96 estabelece que “a formação de profissionais da educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia”.
O artigo 61 da lei 9.394/96 assegura que os profissionais da educação devem “entender os objetivos dos diferentes níveis de modalidades de ensino e as características de cada fase desenvolvimento do educando”.
As politicas servem para alinhar e conduzir as pratica, como orientações e leis; o planejamento serve para elaboração de planos para concretizar os objetivos; a gestão tem uma função semelhante à educação e administração incluindo gestão politicas, planejamento e avaliação.
A eficiência, produtividade e a qualidade traz racionalidade técnica, assim os supervisores educacionais devem analisar o processo pedagógico que existe na sociedade; criar mecanismos para construir alternativas para colocar a educação a serviço do desenvolvimento de relações democráticas. Supervisão educacional garante princípios de liberdade humana para cidadania.
...