TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC O BRINCAR N AED. INFANTIL

Por:   •  14/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

CLARETE MATILDE ROSA TEIXEIRA 

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO O INFANTIL 

Trabalho de Pré-Projeto apresentado

                                       como exigência da disciplina PPE – Pré Projeto  

 ORIENTADORA: ROSELI CANTALOGO COUTO

BETIM/ 2021

BETIM


2022

TEMA: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO  BRINCAR E DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA  NA EDUCAÇÃO INFANTIL

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO  

 É de extrema relevância introduzir brincadeiras no cotidiano da  criança em fase de desenvolvimento. O brincar está atrelado ao desenvolvimento social e cultural do  indivíduo. É brincando que a criança se descobre  e mergulha no mundo da imaginação,se solta, sente-se livre.  Nessa liberdade elas se desenvolvem não somente no físico, mas em muitos outros aspectos. Mas como se dá o desenvolvimento infantil através do brincar? Em que aspectos pode-se perceber tal importância?

Este artigo tem por objetivo pesquisar as contribuições que o brincar proporciona no  desenvolvimento social, intelectual, afetivo e cognitivo da criança na educação infantil. Será feita uma pesquisa  com ferramentas de estudos bibliográficos, além de livros e também o uso da internet para explorar conteúdos e recolher informações com ajuda da teoria dos autores


LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL DA PESQUISA

 O brincar em geral contribui para muitos dos desenvolvimentos da criança. No momento do brincar ocorrem variados ensinamentos e aprendizados, com a mediação de um professor, país e com o envolvimento  de uma outra criança pode levá-las a ter  experiências únicas que contribuem plenamente para sua formação. Segundo KISHIMOTO, 2010, p. 1 A criança não nasce sabendo brincar, ela precisa aprender por meio das interações com outras crianças. O brincar com outras crianças faz com que elas se socializem e se conheçam melhor, por esta razão é importante que ela  esteja inserida em um grupo como a escola uma brinquedoteca um jardim de infância.

 Para a criança, brincar é a atividade principal do dia-a-dia. É importante porque dá a ela o poder de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, aos outros e o mundo, de repetir ações prazerosas, de partilhar, expressar sua individualidade e identidade por meio de diferentes linguagens, de usar o corpo, os sentidos, os movimentos, de solucionar problemas e criar. Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens. Mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância, que coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e desenvolver. KISHIMOTO, Tizuko morchida Belo Horizonte novembro de 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com