TERMO DE COMPROMISSO DO ESTAGIÁRIO
Por: Milene2222 • 20/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.207 Palavras (9 Páginas) • 258 Visualizações
- TERMO DE COMPROMISSO DO ESTAGIÁRIO
- O estágio supervisionado é totalmente presencial.
- A carga horária deverá ser cumprida integralmente de acordo com o cronograma presente no módulo.
- Não é permitido ocorrer nenhuma falta nos encontros presenciais do estágio. Somente em casos de extrema necessidade será permitida uma falta, a ser comunicado à supervisora de estágio logo após o ocorrido, sendo que a carga horária, que é de 4 horas, deverá ser compensada com mais uma atuação na entidade. Esta deverá ter um plano de aula e um relatório.
- O cronograma de estágio tem todas as atividades e a carga horária prevista para o cumprimento do módulo e as atividades deverão ser entregues com antecedência de uma semana para a correção.
- O aluno que não totalizar toda a carga horária ou não desenvolver as atividades previstas dentro das normas será reprovado por não cumprir tais requisitos.
- O estágio supervisionado será desenvolvido ao longo do semestre e não oferece segunda ou terceira oportunidade de avaliação.
- O estagiário deverá apresentar-se devidamente uniformizado (com a camiseta do INSEP) para suas atividades durante os estágios.
- O estagiário deverá seguir todas as normas estabelecidas pela escola ou instituição em que será realizado o estágio.
- As fichas de observação e os relatórios deverão ser manuscrito.
- As fichas de observação e os relatórios, nos quais forem constatadas cópias parcial ou total, serão desconsiderados e o estagiário perderá a carga horária relativa ao mesmo e terá nota zero, sendo consequentemente reprovado, de acordo com Artigo 30 do Regimento de Estágio.
- Conforme determinação da FAINSEP, os e-mails devem ser enviados do e-mail institucional de um dos componentes do grupo, ou seja, não serão recebidos emails de terceiros.
Maringá, ____ de ________________ de _______.
Estou ciente deste compromisso ________________________________________
II – INTRODUÇÃO
De acordo com a Resolução Nº 1/2006 CNE/CP, de 15/05/06, do Parecer nº 3/2006 CNE/CP de 21/02/2006 e do Parecer nº 5/2005 CNE/CP de 13/12/2005 e do Projeto do curso de Pedagogia, o estágio curricular supervisionado II terá a duração mínima de 60h.
Os cursistas serão orientados em atividades de planejamento, execução e avaliação de atividades, aprofundando os conteúdos estudados durante os módulos do curso.
Especificamente no estágio supervisionado II os cursistas darão ênfase à significância e utilidade dos conhecimentos que fazem parte dos espaços não escolares e também dos espaços lúdicos denominados Brinquedotecas. Realizarão observações, participações e atuações em instituições não escolares fundamentados por projetos didáticos pedagógicos.
Cabe aos cursistas respeitar as atribuições, direitos e deveres estabelecidos no Regulamento de Estágio e aos professores da FAINSEP a orientação, supervisão e acompanhamento das atividades realizadas.
EMENTA: Observação, participação e atuação em espaços não escolares e espaços lúdicos. Planejamento, organização, construção e aplicação de projetos didáticos avaliando sua adequação prática. Elaboração de relatórios, realização de intervenções e orientações durante dinâmica de jogos, brinquedos e brincadeiras.
III – OBJETIVOS
Geral
Oferecer oportunidades de observação, participação e atuação em espaços não escolares e espaços lúdicos.
Específicos
- Desenvolver habilidades de observação, participação e análise das situações reais das funções do pedagogo.
- Construir um projeto didático e aplicá-lo na prática em instituições e posterior avaliação dos resultados alcançados.
- Estabelecer vínculos com indivíduos, em espaços não escolares e lúdicos, reconhecendo a importância do brincar para o desenvolvimento do ser humano.
- Participar do funcionamento das Brinquedotecas, identificando sua especificidade, sua organização e importância.
– ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
O estágio curricular supervisionado II é composto de três momentos:
O primeiro compreende os estudos teóricos que sustentarão as práticas de observação, participação e construção do projeto didático com presença obrigatória dos acadêmicos, conforme horário estabelecido pela FAINSEP. Estes estudos serão realizados nos encontros presenciais, e também pelo estagiário individualmente, para enriquecimento da fundamentação teórica do dossiê final.
O segundo momento refere-se à execução das observações em instituições não escolares e espaços lúdicos marcando o início das atividades práticas.
No terceiro momento, os estagiários participarão da dinâmica de funcionamento da Brinquedoteca/ ou espaços lúdicos e serão responsáveis pela aplicação do projeto didático, atuando em uma instituição não escolar onde se faz necessário a presença do pedagogo, como em entidades que assistem às crianças, jovens e adultos.
O Estágio Supervisionado II não prevê dispensa de carga horária por se tratar da execução de atividades em espaços não escolares, atendendo a novas diretrizes do curso de Pedagogia.
V – AVALIAÇÃO
O processo de avaliação ocorrerá mediante a análise contínua das atividades realizadas pelo cursista, tais como: planejamento, elaboração de projetos didáticos, participação nas pesquisas, minicursos, seminários, oficinas pedagógicas, visitas às instituições, observação do desempenho no campo de estágio, análise das anotações, relatórios individuais sem cópia (parcial ou total) que implicará na perda da carga horária e na reprova, conforme prevê o Regulamento de Estágio da faculdade, fichamentos, ficha de autoavaliação e outros dados coletados durante o desenvolvimento da carga horária do semestre, de acordo com as normas do regulamento.
...