TRABALHO DE INFORMÁTICA
Por: Gisselle Alexandra Martins Davi • 28/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 946 Palavras (4 Páginas) • 181 Visualizações
PORQUE ESTUDAR INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO?
PORQUE ESTUDAR INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO?
DISCENTES: Gissele Alexandra Martins Davi
Jéssica Ribeiro Rocha
Valdeir Sirigo
Valdinéia Baraldi Batista
Pólo: Juína
2º Semestre 2018/ 01
Produção de texto e pesquisa solicitada pelo professor: Luciano dos Santos Lima, da disciplina: Atividade de extensão de Informática e Tecnologias da Educação, em conjunto com o professor: Jair Pereira, da disciplina: Introdução á Metodologia Científica.
RESUMO
A tecnologia trouxe a informática e a internet para nossas vidas; e vem ganhando cada vez mais espaço em todas as áreas , na educação não é diferente.Reconhecendo que ela tem um papel importantíssimo na educação com relação ao processo ensino-aprendizagem, essa pesquisa mostra que é estritamente necessária a inclusão da informática na educação, mesmo hoje que ainda enfrenta muitos desafios.
ABSTRACT
Technology hás brought computers and the internet to our lives; and hás been gaining more space in all areas, education is no different. Recognizing that it plays an important role in education in relation to the teaching- learning process, this research shows that it is strictly necessary to include informatics in aducation, even today it still faces many challenges.
SUMÁRIO
1- Porque estudar informática na Educação?
2- Referências
1- Porque estudar informática na educação?
Não há como negar que a tecnologia vem dominando todas as áreas de nossas vidas, no âmbito educacional não é diferente. As inovações tecnológicas têm um impacto muito grande em nosso cotidiano, oferece ferramentas que vêm facilitar os diversos processos inclusive o de aprendizagem, ferramentas essas que se utilizadas de forma correta são indispensáveis no trabalho do professor, possibilitam agregar um “plus” nas práticas pedagógicas.
Porém a implantação e funcionamento dessas tecnologias não são tão simples como imaginamos, sonhamos com escolas high-tech onde alunos possam imergir em um universo surreal que disponibiliza uma gama de informações que proporciona novas alternativas para o processo ensino aprendizagem como se num passe de mágica tivéssemos as soluções que tanto precisamos.
Para que haja uma eficácia e efetividade no uso desse instrumento temos alguns desafios pela frente:
- Os equipamentos são caros, a maioria das escolas não possuem o número de máquinas necessário para atender a população estudantil;
- Há profissionais que demonstram grande resistência em aprender e utilizar a tecnologia em salas de aula acham que giz e lousa são suficientes para o aprendizado;
- A maioria das escolas não oferecem um treinamento eficaz para esses profissionais, não basta obter as máquinas, tem que treinar o corpo docente para operá-las;
- Capacitação dos mediadores desse conhecimento, não é apenas aprender a utilizar um computador, mas de que forma usa-lo a fim de que produza o objetivo idealizado;
- Há um uso inadequado da tecnologia em sala de aula, desperdiçando tempo e fugindo do objetivo proposto.
Algumas vantagens:
- Os docentes têm acesso a novas ferramentas para planejarem suas aulas;
- Os conhecimentos são transmitidos de uma forma mais atrativa e envolvente;
- Instiga o discente à pesquisa;
- Desenvolve novas habilidades como: criatividade, interpretação, organização lógica, entre outras;
- Proporciona a interação com outras culturas, personagens, histórias;
- Estimula a interação mesmo que virtual com outros discentes para troca de experiências;
- Oportuniza aos discentes inúmeras fontes de informações, onde os mesmos podem pensar e aprender de uma maneira diferente da habitual.
A tecnologia não irá resolver todos os problemas de aprendizagem, mas é uma aliada muito importante que se utilizada corretamente contribuirá nas várias formas de construção do conhecimento. Sãoindiscutíveis as inúmeras vantagens que a mesma proporciona, porém o professor continua sendo peça fundamental nesse processo, pois não haverá acréscimo algum ter um arsenal de máquinas ultramodernas se não souber como utiliza-las em prol da educação, è necessário um mediador, direcionando seus aprendizes à receberem e interpretarem as informações de forma consciente e significativa para serem aplicadas em seu cotidiano.
...