TRABALHO DE PEDAGOGIA
Por: rbrazdasilva • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 886 Palavras (4 Páginas) • 313 Visualizações
TRABALHO DE PEDAGOGIA
1ª ETAPA
Através da pesquisa realizada podemos verificar a importância dos jogos na Educação Infantil, sendo este fundamental para desenvolver na criança, os aspectos cognitivos, afetivos, sociais, físio - motores, na oralidade e criatividade.
Diante dos jogos, crianças e adolescentes dão o melhor de si: planejam, pensam em estratégias, agem, analisam e antecipam o passo do adversário, observam o erro dele, torcem, comemoram- ou lamentam- e propondo uma nova partida, tornando um valioso recurso para ser incluído nas aulas com dois objetivos: ensinar e jogar, já que o jogo é um desafio, permitindo a interação dos participantes e demonstrando a eles se alcançaram o resultado.
Os jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança (Piaget 1976).
Os jogos permitem que as crianças pratiquem diferentes operações, estimulando raciocínio lógico de forma motivadora, onde os mesmos na escola nem sempre é encarado com a mesma seriedade que os exercícios e problemas padrão e sim como diversão, salientando que a atividade lúdica tem caráter central na aprendizagem.
Segundo Piaget (1896-1980), o lúdico faz parte de nossa vida desde o nascimento por meio dos diferentes tipos de jogos. O de exercício (repetição), simbólico (faz de conta) está muito presente no cotidiano das crianças desde cedo, além dos jogos de regras (regulamentados), transmitidos de geração em geração.
Enfim, os jogos e as brincadeiras contribuem para a formação do futuro adulto.
2º ETAPA
JOGO DAS CASINHAS.
Objetivos:
- Estimular a interação entre os alunos e o professor;
- Favorecer a construção de novos conhecimentos com base no desenvolvimento da brincadeira, como: pensar, falar, relacionar; contar; construir e organizar;
- Desenvolver a coordenação motora e noções de cores.
Material:
Um tabuleiro de papelão
9 copos de iogurte
Cartelas para colar em cima dos copos de um a nove
9 bolinhas de iogurte
Pauzinhos para empurrar as bolas
Uma ampulheta
Cola
Tempo estimado do jogo:
1 hora
Faixa etária: 5 a 6 anos
Número de jogadores:
Grupo com três crianças
Regras do jogo:
Cada jogador, na sua vez, empurra as bolinhas de gude para dentro das casas com o auxílio dos pauzinhos. O tempo para colocá-las será marcado pela ampulheta. Ao final do tempo somam-se os pontos indicados em cada casa nas quais as bolinhas entraram.
3º Etapa:
Aplicação do jogo: As crianças foram divididas em grupos de três, onde foram entregues uma espátula e três bolinhas de gude para cada criança, foi desenhado um gráfico no quadro com o nome das equipes para marcação de pontos, e assim começou o jogo, foi construída uma ampulheta para marcar o tempo de cada criança, depois de realizado o jogo com todas as crianças foi realizado a somatória dos pontos para ver qual equipe foi vencedora.
4º Etapa: Resultados obtidos: Mediante aplicação do jogo com alunos da creche na faixa etária de 5 a 6 anos, podemos notar-se que foi de grande importância, pois os alunos ficaram curiosos e participaram, onde relataram que gostaram muito e queriam ficar mais tempo exercendo a prática do jogo. Esse jogo requer muita atenção, agilidade e coordenação motora para executá-lo, visto que não é fácil, e através do mesmo percebemos que algumas crianças tiveram mais facilidade que outras.
3 CONCLUSÃO:
Através de pesquisa realizada, pode notar-se que a aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras na educação infantil como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender onde tem ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece
...