TRABALHO SOBRE PAULO FREIRE
Por: Ingryd Larissa • 3/11/2018 • Trabalho acadêmico • 586 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
1. Apresente, em cinco linhas, o assunto/tema tratado por Paulo Freire no livro escolhido.
Paulo Freire aborda uma critica em relação ao ensino tradicional, onde o professor é o detentor do conhecimento e transfere aos alunos. O livro, cujo o titulo já descreve, traz a ideia de que o educando tem autonomia para adquirir e buscar seu próprio conhecimento e se faz necessário respeitar o espaço do aluno no que diz respeito a construção do conhecimento.
2. Estabeleça três relações do assunto/tema, tratado por Paulo Freire no livro, à prática pedagógica.
Traz o conceito “Ensinar não é transferir conhecimento”, logo é entendido que deve haver um respeito quanto a autonomia do aluno ao buscar seus conhecimentos e que ao invés de transferir conhecimento, o educador deve estimular o educando e participar com na sua zona de desenvolvimento. aborda também o perfil de um ótimo educador no qual suas qualidades são ética, o bom senso, a responsabilidade, a coerência, a humildade, a tolerância etc. Por fim, Paulo Freire afirma que é preciso se ter cautela ao educar pois "educar é formar' e se não houver o cuidado do educador para o educando isso futuramente pode acarretar resultados positivos quanto negativos na formação do aluno quanto cidadão e pessoa..
3. É possível reconhecer ações que possam vir a fazer parte da sua atuação como futur@ professor@? Explique ou aponte aspectos presentes no livro.
Sim, pois o livro traz o pensamento de que o educador deve ser alguém preparado para educar. O professor não é o detentor do conhecimento e não deve tentar transferir conhecimento para a construção do conhecimento de seus educando, mas pelo contrário, o educador é uma estimulador no qual deverá motivador a criança à buscar e seu construir suas ideias. Para isso o educador precisa ser ético, ter bom senso, responsabilidade, coerência, humildade e tolerância.
4. Como a teoria de Paulo Freire, sobre educação popular pode ser percebida na obra lida?
Ao ler a obra de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, é possível destacar a educação popular como uma "leitura do mundo" onde dentro dessa concepção não se descarta a experiência de vida de determinados grupos populares e ainda traz a ideia de progressista e visando esse termo o educador não pode impor um conhecimento tido como verdade absoluta ao ter como objetivo educar aquele grupo social.
5. Imaginem a seguinte situação hipotética: você precisa planejar uma aula para ser posta em prática com moradores de um abrigo que atende mulheres em regime de medida protetiva. Quais os ensinamentos de Paulo Freire que você colocaria em prática?
Aproveitando o título da obra, digo que motivar a autonomia dessas mulheres para que elas próprias consigam entender o mundo a sua volta e toda aquela situação em que se encontra visando, dentro da ideia de que a pessoa consegue construir seu próprio conhecimento e encontrar suas respectivas respostas, formar pessoas étnica, com respeito, dignidade e autonomia.
6. A partir da leitura do livro, é possível reconhecer elementos ou contribuições que fortaleçam as bases teóricas da Pedagogia Social? Relate essas contribuições.
Destaca-se a responsabilidade social e democrática dos educadores. Pois
...