Teatro na Escola
Por: Suellen Magalhães • 5/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.523 Palavras (15 Páginas) • 373 Visualizações
ARTE E EDUCAÇÃO
TEATRO NA ESCOLA: EXPRESSANDO E COMUNICANDO
JANEIRO/2018
O nascimento do pensamento é igual de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos. (Rubem Alves)
Série: Ensino Fundamental I Número de alunos: | |
Disciplinas envolvidas: Artes, Educação Física, Português, Ensino Religioso |
INTRODUÇÃO
A arte é reconhecida como manifestação espontânea e autoexpressiva. Por meio dela valoriza-se a sensibilidade e a experimentação artística, visando ao desenvolvimento do potencial criativo da criança. Entre a diversidade das manifestações da arte, o Teatro consiste na execução de uma atividade milenar, cujo objetivo é alimentar o intelecto humano e ampliar a visão que temos do mundo à nossa volta. Essa arte estrutura-se em uma tríade composta por artistas, produção e público. Com base nisso, desenvolvem-se as mais belas cenas que se manifestam no espaço teatral, fazendo com que o espectador viaje em um mundo de novos conhecimentos e prazeres, ao mesmo tempo em que possibilita desenvolver a análise, o questionamento, a curiosidade e o prazer de entender as coisas de uma forma mais profunda e sistêmica. Segundo Neves e Santigo (2010, p. 10):
(...) a possível “completude” da arte teatral está no fato de ela se manifestar em todas as demais artes e também, por sua vez de as demais artes estarem presentes no teatro. Ou seja, a música, a dança, a literatura (texto), as artes plásticas (o cenário) compõe a estrutura teatral (...).
A forma como a Arte tem sido trabalhada nas escolas não tem possibilitado ao aluno desenvolver modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre as expressões artísticas, tornando-se incapaz de exercitar modos de expressão e comunicação. Pensando numa forma de poder levá-la para a escola e a partir dela poder despertar nos discentes o interesse pelas diferentes manifestações artísticas existentes em sua localidade, na sua região, no seu país, no mundo em geral, desenvolvemos esse projeto, que contará com a contribuição dos alunos, professores, pais e demais sujeitos do ambiente educacional. A intenção é fazer com que todos se vejam envolvidos com o trabalho e possam prestar importantes contribuições para a concepção e realização do projeto. Daremos ênfase ao Teatro porque proporciona experiências que poderão contribuir para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos.
CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido ao longo de um semestre letivo (seis meses).
PÚBLICO ALVO
Estudantes da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental.
CONTEÚDOS
- Fantoches;
- Dedoches;
- Fantasias;
- Teatro de sombras;
- Adereços e figurinos de adaptações de roupas dos próprios alunos e ou confeccionadas com sucata;
- Encenação.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar que os alunos tenham contato com as diferentes manifestações artísticas a partir dos conhecimentos que irão construir trabalhando com o Teatro na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Tornar o ambiente educacional mais criativo e produtivo;
- Trabalhar com o imaginário das crianças através do Teatro;
- Alimentar a fantasia no imaginário infantil;
- Despertar nas crianças o interesse pelas diferentes manifestações artísticas;
- Desenvolver a atenção, observação e improvisação;
- Ampliar o leque da cultura escolar, para que possa ser rompida a estagnação cultural que perpetua em nossa sociedade;
- Tornar o Teatro um modo de expressão entre os alunos.
JUSTIFICATIVA
O respectivo projeto está sendo desenvolvido pensando numa forma de levar para os ambientes educacionais a arte teatral. Segundo consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (PCN) “o Teatro tem como fundamento a experiência de vida: ideias, conhecimentos e sentimentos” (BRASIL, 2001, p. 83). O que nos permite afirmar que o Teatro se configura como uma importante ferramenta de ensino para o professor, podendo trazer benefícios para a escola, sobretudo, para os alunos. Vimos atualmente como as escolas têm se tornado palco de descontentamento, o que acaba impedindo uma educação libertadora. Os estudantes não têm encontrado dentro dos muros escolares motivos que os façam deixar suas casas e frequentar diariamente uma sala de aula. Isso porque depois de muito tempo, o tradicionalismo continua prevalecendo em muitas instituições de ensino, afastando cada vez mais a escola do aluno. No entanto, é possível e necessário que os professores desenvolvam estratégias de ensino que motivem os alunos, fazendo-os interessar pela aprendizagem.
Uma alternativa para tornar o ambiente educacional mais dinâmico consiste em integrar conhecimento com prazer, e a arte pode proporcionar isso.
A arte é um modo privilegiado de conhecimento e aproximação entre indivíduos de culturas distintas, pois favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, num plano que vai além do discurso verbal (...). (BRASIL, 2001, p. 45).
Isso nos permite afirmar, a partir do que foi referenciado no PCN, que o ensino da Arte nas escolas possibilita o desenvolvimento de várias habilidades, tão essenciais à formação do sujeito. A Arte tem muito que oferecer aos nossos educandos. Nesse sentido, o projeto se desenvolverá em parceria com os pais e comunidades por julgar que poderão contribuir muito com a realização do projeto. Pretendemos realizar um trabalho enriquecedor, que aproximará mais os pais da escola, assim como também trabalhará uma das expressões da Arte, servindo como incentivo para que as demais expressões artísticas se façam presentes entre os muros da escola.
...