Tecnologias como um processo de construção de conhecimento
Por: 34599811 • 26/6/2020 • Trabalho acadêmico • 846 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
Atividade Online – AO 03 - Formulário para treino | |
Nome da Disciplina: | Tecnologia da Informação e Comunicação |
Cursista: | Cristiana Pereira de Sousa |
Polo: | Águas Lindas de Goiás |
Tutor: | Regina Cunha |
Turma: | UAB-3A |
Orientações para o estudo do conteúdo proposto e realização da atividade online 03 |
Para esta atividade de aprendizagem, nossa proposta é a elaboração de um projeto, você deverá: Fazer a leitura do material, assistir os vídeos fique à vontade para ampliar sua pesquisar. (Faça opção por pesquisas em sites confiáveis). Tudo pronto você tem que preencher o quadro disponibilizado na base de dados em plataforma de aprendizagem. Obs. Finalizado seu projeto você pode aplicar ele em sala de aula, se você não é professor ainda, ou está impossibilitado de realizar suas atividades no momento, realize uma simulação e crie uma apresentação de no máximo 10 minutos para apresentação no encontro presencial. |
PROJETO EDUCACIONAL |
Tecnologias como um processo de construção de conhecimento |
Duração: 3 horas |
Justificativa: A tecnologia é voltada a objetos eletrônicos que possibilitam a comunicação e aprendizado, dentre os mais utilizados em sala de aula está o celular como uma rede de comunicação entre os alunos, computador com rede de pesquisa e informação, e Datashow. A utilização desses recursos possibilita grandes evoluções no aprendizado e contribui para o interesse dos alunos com aulas mais dinâmicas proporcionando um melhor desenvolvimento. Segundo Valente (1993) aponta que a informática deve ser vista como um instrumento de interação com o educando, uma vez que o conhecimento não é transmitido, mas sim construído progressivamente por meio de ações que se transforma. Sancho (2011) afirma que, o uso do Datashow em sala de aula possibilita uma abordagem inovadora do currículo, permite a inserção de ferramentas colaborativas nas práticas pedagógicas, amplia o universo de informações que o professor leva para a sala de aula, possibilita aos alunos aprendizagens diretamente ligadas ao mundo digital e torna as aulas mais interessantes, dinâmicas e ricas em possibilidades. |
Objetivo: „ Reconhecer os diversos tipos de meios de comunicação e sua aplicação, valorizar os recursos de comunicação existentes, desenvolver a socialização e a criatividades através dos meios de comunicação, aprender a utilizar os meios de comunicação adequadamente. „ Utilizar a brincadeira como meio de comunicação a fim de interagir os alunos com a tecnologia. |
Público-Alvo: Ensino Fundamental anos finais. |
Recursos e Metodologia: Computador, Datashow ou retroprojetor, dois dados e lista com 12 perguntas. O aprendizado consiste na apresentação de slides apresentando imagens dos meios de comunicação mais utilizados pelos alunos no seu dia a dia (rádio, TV, jornal, revistas, celular, telefone, e-mail etc.). Incentive a turma a descrever como funcionam, para expandir mais o conhecimento comente com os alunos como e quando foram criadas. |
Atividades a serem desenvolvidas: A atividade consiste em um jogo de certo ou errado, o mesmo consiste em perguntas a respeito das mídias digitais de comunicação, a sala será deverá ser formada um corredor que separa os alunos em dois grupos que farão um desafio entre si, cada aluno jogará um dado e o número que for sorteado é equivalente a uma pergunta, responde o aluno que está no fundo da sala que se posicionar primeiro em frente ao professor. Á avaliação será de acordo com a demonstração de conhecimento e de aprendizado. Assim afirma Kishimoto (1994) que o jogo promove aprendizagem do desenvolvimento, considerado nas praticas escolar um grande aliado para o ensino e permite aproximar os alunos aos conteúdos culturais. |
Referências: VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993. SANCHO, J. M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994. |
Anexos: [pic 2] [pic 3] |
Sugestão de perguntas
- Qual é o método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação é o meio mais antigo que a internet?
- Qual é o aplicativo que em Janeiro de 2015, passou a ser utilizado pelo computador, através do navegador Google Chrome, e em fevereiro, o serviço também foi disponibilizado para usuários dos navegadores Mozilla Firefox e Opera?
- Qual é o sistema de comunicações através de ondas eletromagnéticas.
- O que é computador?
- Qual é o aparelho de comunicação inventado em 1947?
- Uma plataforma de compartilhamento de vídeos com qualidade de vídeo padrão alta, quem eu sou?
- Qual é o serviço divertido de compartilhamento de fotos sociais que agora você pode acessar na plataforma Pokki na sua área de trabalho?
- Qual é a definição de Televisão?
- Congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de junho de 2002, reconheceu um aparelho foi inventado por volta de 1860, que aparelho é esse?
- Permite-se o envio de vídeos em 1080p, e pode-se também publicar gravações de até 60 segundos, desde janeiro de 2016. Quem eu sou?
- Qual aplicativo fundado em 2013 pelos os fundadores do VK, a maior rede social da Rússia?
- Qual é o meio de comunicação mais utilizado no isolamento social?
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