Trabalho Pedagogia
Por: Jéssica Mendes • 29/8/2022 • Resenha • 535 Palavras (3 Páginas) • 54 Visualizações
Atividade Reflexiva – Unidade II
Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação?
O professor atuante na educação infantil deverá primeiramente organizar uma rotina pedagógica compatível com as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula, respeitando a individualidade e a especificidade de cada educando, contribuindo assim, com o desenvolvimento integral dos alunos.
Na década de 1998, a educação infantil foi reconhecida como direito de toda criança. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996, em seu artigo 29, esclarece que a educação infantil é a primeira etapa de Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, afetivos, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade. Sabemos que a criança é um sujeito histórico e de direitos, que se desenvolve pelas relações e práticas educativas com os adultos e principalmente com outras crianças. Dessa forma, é importante refletir a organização do meio em que a criança está inserida.
Um dos aspectos fundamentais para a qualidade do trabalho pedagógico na educação infantil é a rotina das crianças nas escolas, pois auxilia no cumprimento de atividades diárias, no desenvolvimento da independência e autonomia, porém essas atividades não devem ser mecânicas, artificiais e sem significado para as crianças, elas devem ser elaboradas através de um planejamento adequado que tenha como principal objetivo favorecer o trabalho pedagógico e ir de encontro com as necessidades e expectativas das crianças.
Cada atividade rotineira por mais simples que possa parecer, tem seu papel importante na educação, o momento da entrada e saída dos alunos, a chegada em sala de aula, a recepção do professor e dos demais colegas, as filas formadas para organização dos intervalos e atividades extraclasse, todas essas ações contribuem para que os educandos observem que há regras a se cumprir, além de ter uma noção e compreensão de tempo, organização e independência. Todas as atividades pedagógicas e lúdicas, como, construir, pintar, modelar, dançar, cantar ou até mesmo folear um livro infantil, contribuem com o desenvolvimento significativo dos alunos, desde que os educadores, incentivem os alunos a realizar suas tarefas sozinhos, buscando estratégias e soluções por si só.
Diante de todas as opções de trabalho já mencionadas, vale destacar como um excelente recurso pedagógico, a roda de conversas, geralmente é nesses momentos que as crianças expressão sentimentos, medos, dúvidas, sonhos e conhecimentos, a interação social é primordial para um bom convívio. O ato de brincar se destaca como uma valiosa forma de aprender e conviver com pessoas, criando e compartilhando ideias e brinquedos.
Por fim, para que todas as estratégias e possibilidades discutidas acima sejam eficientes, o educador deve estimular a participação ativa das crianças, respeitando seu tempo e seus limites, fazendo com que as crianças se sintam acolhidas, seguras e satisfeitas.
...