TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pedagogia Metodologia e Estratégias

Por:   •  3/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.348 Palavras (14 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO[pic 15]

1 INTRODUÇÃO        03 

2 REFERENCIAL TEÓRICO        04

3 PROJETO INTERDISCIPLINAR        07

3.1 Apresentação         07

3.2 Justificativa        07

3.3 Objetivos         08

3.3.1 Objetivo geral        08

3.3.2 Objetivos específicos        08

3.4 Metodologia e estratégias        08

3.5 Recursos        09

3.6 Desenvolvimento        10

3.6.1 Alfabetização e Letramento        10

3.6.2 Literatura Infanto juvenil        11

3.6.3 Ensino de Matemática na Educação Infantil        12

3.6.4 Ensino da Natureza e Sociedade na Educação Infantil        12

3.7 Avaliação        13

3.8 Resultados esperados        14

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16


1 INTRODUÇÃO

É durante a infância que acontecem as interações entre o mundo e o ambiente onde as crianças estão inseridas, o que contribui para uma relevante aprendizagem. A infância é uma etapa de brincadeiras, fase em que a criança tem a capacidade de aprender brincando. E a educação infantil tem como objetivo desenvolver absolutamente as crianças com faixa etária de até 5 anos de idade, contribuindo para que elas possam descobrir seus valores, sentimentos, costumes, desenvolver sua autonomia própria, descobri sua identidade e interagir com outras pessoas (TEIXEIRA; VOLPINI, 2014).

O professor de Educação Infantil necessita ser capaz de conhecer cada criança, saber se expressar e comunicar e desenvolver habilidades que favoreçam para o ensino e aprendizagem de seus alunos. No entanto, nem sempre as crianças da educação infantil têm a oportunidade de desenvolver seu aprendizado adequadamente, devido a interferência de determinados fatores na educação.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre o processo de descobrimento da criança dentro do meio ambiente.

Para tanto, primeiramente foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre a Educação Infantil, e em seguida, foi elaborado um projeto interdisciplinar, voltado à Educação Infantil, envolvendo o tema cinco sentidos de modo articulado com abordagens relacionadas às disciplinas Alfabetização e Letramento; Literatura Infantojuvenil; Ensino de Matemática na Educação Infantil; Ensino da Natureza e Sociedade.

A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica com natureza qualitativa, nas bases de dados do Google acadêmico. Os resultados coletados foram apresentados em forma de texto dissertativo ao longo do referencial teórico.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Nos últimos anos, a Educação Infantil tem vivenciado um processo de reavaliação das concepções em relação à educação das crianças, quanto ao desenvolvimento de seu aprendizado, os espaços coletivos e o fortalecimento das praticas que mediam o aprendizado das mesmas (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, 2010).

Sabe-se que as pessoas criam relações com ambientes e que estes lugares mantêm algum significado para eles. Ao que se refere às relações entre essas pessoas e os lugares, surge à necessidade de buscar pesquisas e interpretar de forma simultânea o real sentido que estes ambientes têm para o ser humano (HELBEL; VESTANA, 2017).

De acordo com a Declaração sobre o Meio Ambiente de 1972, princípio 19 estabelece que:

É de fundamental importância um esforço para a educação em questões ambientais, dirigida tanto às gerações jovens como aos adultos e que preste a devida atenção ao setor da população menos privilegiado, para fundamentar as bases de uma opinião pública bem informada, e de uma conduta dos indivíduos, das empresas e das coletividades inspirada no sentido de sua responsabilidade sobre a proteção e melhoramento do meio ambiente em toda sua dimensão humana. É igualmente essencial que os meios de comunicação de massa evitem contribuir para a deterioração do meio ambiente humano e, ao contrário, difundam informação de caráter educativo sobre a necessidade de protegê-lo e melhorá-lo, a fim de que o homem possa desenvolver-se em todos os aspectos (UNESCO Declaração sobre Meio Ambiente, 1972, p.5).

Assim, é de se considerar que a tomada de consciência representa um fator imane para que a criança inicie seu processo de educação, e, através desse processo de educação ambiental, que se incorpora em cada individuo por meio da percepção Ambiental. Deste modo, na prática educativa da educação ambiental, o entendimento do indivíduo passa a ser estimulado e o mesmo começa a perceber o que se encontra ao seu redor, criando sua própria interpretação em relação ao mundo onde está inserido. Com isso, o indivíduo torna-se apto a compreender e analisar os problemas ambientais, tendo como base de fundamentação seus valores culturais e os conhecimentos científicos que são transmitidos pela escola (HELBEL; VESTANA, 2017).

O mundo percebido pelos olhos do ser humano é mais abstrato do que o conhecido pelos outros sentidos do corpo, pois a visão possibilita aprimorar o mundo. O processo de percepção ambiental se estabelece pelas sensações que o individuo cria com o meio ambiente. A percepção ambiental permite que o sujeito se torne parte integrante do processo de aprendizagem, a parti do momento que ele passa a compreender o lugar onde está inserido e as relações que mantém com ele (HELBEL; VESTANA, 2017).

Por meio das práticas pedagógicas da Educação Infantil, é possível promover a interação e brincadeiras, o que irá possibilitar o desenvolvimento do conhecimento da criança com o mundo, possibilitando que ela possa se movimentar, expressar sua individualidade e opinião (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (299.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com