Trabalho Pedagogia Semântica e Regência
Por: Nathalia Rocha • 15/6/2020 • Trabalho acadêmico • 300 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Semântica e Regência
Semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua. Está dividida em: sincrônica - que estuda o significado das palavras (sinonímia, antonímia, homonímia, e paronímia) e figuras de linguagem, e diacrônica - a que estuda as mudanças que as palavras sofreram no tempo e no espaço. Desta forma podemos observar que a semântica se faz presente em vários momentos de nossa vida , das mais diferentes formas e nas mais comuns situações do dia a dia.
Regência trata das relações existentes entre os termos em uma frase, ou seja, estuda a dependência entre as palavras. As regências podem ser : regência nominal - quando termo regente é um nome temos a regência nominal (substantivo, adjetivo, advérbio), e regência verbal: refere-se ao estudo dos verbos quanto à necessidade e ao tipo de complemento exigido, nesse caso o termo regente na oração é um verbo e não um nome. A regência é importante para se evitar a ambiguidade, posto que ela estuda a relação entre os verbos e os termos que os complementam ou caracterizam o estudo da regência, seja verbal ou nominal , visa ampliar a capacidade do indivíduo de se expressar com qualidade, evitando a utilização de termos inadequados nas orações, posto que, tal conduta gera dúvidas á respeito do sentido e do significado que se busca expressar.
Exemplo: A reunião implica mudança de horário.
Ambiguidade é quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.
Exemplos: O cachorro do meu marido é um chato.
...