Trabalho de Gestão Publica
Por: daniara • 25/4/2021 • Artigo • 2.655 Palavras (11 Páginas) • 113 Visualizações
IES- INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
EDUCAÇÃO NO TRANSITO:
PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE MOTOCICLETAS
Belo Horizonte
2021
IES- INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
EDUCAÇÃO NO TRANSITO:
PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE MOTOCICLETAS
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado ao Instituto de Ensino Superior, como requisito parcial para aprovação no Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Professora Orientadora:
Belo Horizonte
2021
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. O ACIDENTEDETRÂNSITO NO BRASIL 7
3.A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO COMO PROBLEMADESAÙDE PÙBLICA 9
4. O PAPEL DO ENFERMEIRO 10
5. CONSIDERAÇÕESFINAIS 11
6. REFERÊNCIAS 13
RESUMO
O trabalho trata de estudo bibliográfico no qual procuro conhecer a importância da educação no trânsito na prevenção de acidentes com motocicletas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva realizada através de pesquisa em periódicos, artigos, livros, leis que regulamentam e a educação como forma de prevenção, tendo como objetivo apropriar-se do conhecimento para abrir uma discussão e analisar de que formas possam ser minimizadas as condições de morbimortalidade causadas por este tipo de acidentes.
Para fundamentar esse estudo buscou-se pautar em vários teóricos como: Brasil (2008), Andrade (2009), Código de Trânsito Brasileiro (2008) Portaria nº 1.600 MS (2011) e outros. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Diante das leituras conclui-se que os teóricos têm um olhar bastante aguçado no tocante essa problemática tão afrontada e aflorada que é a necessidade que sejam feitas ou pelo menos cumpridas as políticas públicas relacionadas a este dilema: trânsito acidente prevenção.
Palavras-chave: Educação. Prevenção. Acidente de Motocicleta.
- INTRODUÇÃO
A mobilidade urbana é uma necessidade tendo em vista que a necessidade de deslocamento do ser humano, que é uma situação que sempre o acompanhou desde seu surgimento e em nossos tempos essa necessidade se acentua com uma conotação bastante acentuada no tocante ao fator tempo e agilidade, onde o imediatismo presente também no cotidiano do trânsito acaba contribuindo também para que não sejam observadas as regras e condutas de circulação para um convívio mais saudável e harmonioso no trânsito.
No que diz respeito a melhor condição de deslocamento as motocicletas batem todos os recordes, pois são veículos menores, com uma melhor condição de movimentar-se mesmo em congestionamentos e pelo fato de serem menores também e se movimentarem rápido tornam-se mais propícias a acidentes, pois dificultam também a sua visibilidade para os outros condutores.
A educação como agente de informação, formação e, por conseguinte de transformação do indivíduo, pode ser usada como ferramenta para modificar resultados, reduzir acidentes, diminuir gastos e minimizar as percas de vida e da mão de obra temporária ou definitivamente.
Uma pessoa que venha sendo acompanhado por informações desde sua fase de formação infantil terá um melhor senso crítico para decidir a respeito do uso correto do veículo e o que pode ocasionar o seu uso de forma indevida.
Os acidentes de trânsito, com motociclistas principalmente, só vêm crescendo a cada dia proporcionalmente com o aumento da frota de veículos.
O trânsito brasileiro com toda sua dificuldade de gerenciamento, com a sua administração normativa sendo feita por representantes de sete ministérios distintos, dentro outros órgãos da esfera federal, também sendo cuidado a nível estadual e municipal e no distrito federal e que tem como uma das metas principais a educação da população e de seus usuários do sistema de trânsito de forma continuada.
Ainda é pouco percebido ações de forma efetiva no tocante ao item educacional. O que mais se percebe é a forma punitiva como mérito para castigar o transgressor de forma financeira aplicando multa e administrativamente colocando pontuações na carteira, medidas essas que minimizam o número de acidentes, mas são medidas imediatistas, seria necessário medidas a médio e longo de prazo de educação continuada, como por exemplo: inserir como disciplina obrigatória no currículo escolar desde o pré – escolar, para que o usuário seja incutido a utilizar-se do sistema de trânsito não de forma abusiva e desrespeitosa, mas de maneira a cuidar dele como sendo propriedade sua, visando o bem estar de todos, respeitando e aplicando as regras de circulação com boa convivência e pacificidade.
A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica a qual foi embasada em periódicos em base de dados eletrônicos também em livros de epidemiologia e de enfermagem, sendo os dados eletrônicos retirados de artigos nacionais indexados na base de Dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram utilizados os descritores Education. Prevention. Motorcycle Accident.
Com o objetivo de entender o binômio trânsito-morte e como pode se prevenir ou mesmo até evitar percas tão significativas, mesmo ainda com tantas políticas públicas, os investimentos na prevenção em forma de educação, esta prevenção-educação é tão discreta. Assim também abrir discussões, quando se compara dados estatísticos de nossas cidades com cidades em países desenvolvidos, com o intuito de mostrar a necessidade de uma mudança de comportamento por parte de todos os envolvidos direto ou indiretamente: condutores, pedestres, órgãos normativos e toda sociedade.
...