Trabalho sobre cultura surda
Por: Bárbara Galdino • 12/11/2017 • Dissertação • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 682 Visualizações
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Educação
Disciplina de Introdução a LIBRAS
Professora Wilma Araújo
Pesquisa sobre Cultura Surda
Recife, 04 de outubro de 2017.
Cultura e identidade
A concepção da ideia de culturas surdas surge a partir da consideração da comunicação entre surdos e da comunicação do surdo com o meio a seu redor como parâmetro central de uma análise cultural, posto que suas vias de linguagem, majoritariamente alternativas às ouvintes, juntamente com a situação do indivíduo surdo no mundo configuram um conjunto específico que interfere não somente em sua personalidade como permeia tudo aquilo que essas pessoas produzem e seus meios para conceber essas produções.
“[...] As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, também surge aquela luta política ou consciência oposicional pela qual o individuo representa a si mesmo, se defende da homogeneização, dos aspectos que o tornam corpo menos habitável, da sensação de invalidez, de inclusão entre os deficientes, de menos valia social”. (PERLIN, 2004, p. 77-78).
Tendo em vista que essa população, assim como suas respectivas culturas constituem uma minoria social, pode-se observar sua convivência com aspectos que compõem o meio dominante, assim como pontos de convergência entre cultura ouvinte e cultura surda, pois desde seu nascimento o surdo recebe influências dessas esferas ouvintes, muitas vezes impostas como agentes “normalizadores” que tentam igualar esse indivíduo aos demais no sentido de anular sua identidade não ouvinte e integrá-lo ao corpo social sem considerar suas diferenças, observando-as apenas como fatores patológicos.
Além disso, é importante não observar esse bloco cultural com uma visão unificadora, já que nele residem diferentes identidades que extrapolam a surdez e comungam com ela para a formação dos indivíduos e constituição de seus hábitos, opiniões, manifestações artísticas e outros pontos da esfera cultural. São incorporados a essas identidades fatores como etnia, nacionalidade, gênero, sexualidade e os demais aspectos que permeiam também as produções culturais e identitárias de ouvintes.
Sendo assim, nota-se a importância da desconstrução dos estereótipos que rodeiam a concepção de culturas surdas, visto que esses negam a existência de uma heterogeneidade entre essas culturas, anulando também dessa forma a diversidade que compõe esses grupos, observando-os muitas vezes de maneira deturpada e caricata. Ademais, é fundamental frisar os intercâmbios que ocorrem entre tais meios culturais divergentes, posto que esses diálogos estão de fato presentes nas comunidades surdas, pois em toda a sua pluralidade, a experiência visual, as diferentes formas de comunicação, e suas lutas viabilizam uma conexão entre os grupos.
A importância dos espaços de produção e diálogo
É necessário reconhecer o papel fundamental que a existência dos espaços de interação desempenham na propagação e na própria concepção de produções culturais de surdos, assim como o apoio prestado pelas associações que disponibilizam esses locais, pois são nelas que a maioria dos artistas surdos encontra apoio para materializar suas ideias e consolidar projetos. Também existe nesse espaço uma atmosfera de liberdade para expressar-se que fomenta diálogos e incentiva o processo criativo desses indivíduos, considerando, além disso, que seus frequentadores seriam membros da comunidade surda e consequentemente menos propensos à reprodução de discursos discriminatórios para com o que fosse criado ali.
Esses locais seriam cenário não somente para produção, mas para principalmente introduzir os indivíduos surdos à sua comunidade e cultura, representando uma via de encontro entre eles, configurando um espaço de formação e convívio entre surdos, amigos e familiares. Para isso, são realizados também eventos como exposições, palestras, assembléias, shows, e demais apresentações no sentido de estabelecer o contato direto do sujeito surdo com o meio cultural em que se insere.
Nesse sentido, torna-se também indispensável o apoio estatal, através das associações estaduais e municipais que tornem acessíveis tanto o contato com educação inclusiva e de qualidade como imersões culturais enriquecedoras para esses indivíduos.
...