Tudo bem ser diferente
Por: thaisead • 25/9/2015 • Projeto de pesquisa • 705 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
PEDAGOGIA
Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos
-2015
Introdução
Este desafio profissional tem como disciplinas norteadoras as matérias de Aprendizagem e desenvolvimento social da criança, Introdução à educação virtual e Direitos humanos.
Neste trabalho iremos abordar a situação de Amélia, professora do 4° ano do ensino fundamental que receberá nesse ano letivo uma aluna com deficiência física e tem o desafio de construir junto aos seus alunos competências sociais para lidar com as diferenças. Com o objetivo de construir vínculos saudáveis de amizade com os demais colegas de turma e garantir um desenvolvimento social saudável para todos.
Tudo bem ser diferente
[pic 2]
“Ajudando meu amigo a jogar basquete”
[pic 3]”Ajudando meu amigo a subir a escada.”
[pic 4]
“João Pedro desenhou seu amigo especial jogando futebol porque é sua brincadeira favorita. “
[pic 5]
“Brincando de esconder com meu amigo.”
[pic 6]
“Maria Luisa desenhou seu amigo especial brincando no pátio da escola.”
Entrevista
Formação da professora
Pedagoga Especialista em AEE – Atendimento Educacional e Educação Especial.
Desafios encontrados ao lidar com estes alunos?
Podemos dizer que o dia a dia com alunos especiais é o próprio desafio desta questão. A humana docência é explicita, a dedicação e a responsabilidade vão além do ensino/aprendizagem, por fortalecer os laços afetivos entre o docente e o discente. Paciência, insistência e amor são palavras chaves para a construção do conhecimento nesta modalidade. Dentre as varias deficiências e transtornos trabalhados, teve um aluno que não irei esquecer, tinha Síndrome de Down, quinze anos e seus desenvolvimento cognitivo estava entre três e quatro anos de idade, uma criança em fase inicial de autoconhecimento em plena puberdade.
Sua forma de Ensino?
O professor de Educação Especial deve estar sempre atualizado dentre as novas teorias, metodologias e materiais para uso dos alunos, que facilitaram muito o processo de ensino/aprendizagem. Junto ao professor titular o trabalho e discutido para que a construção do conhecimento seja progressiva.
Existem inúmeros recursos, deve-se ter o entendimento da deficiência ou transtorno do aluno para melhor escolher os que se adaptaram a ele. Hoje em dia é utilizado o Método Teacch com os PECs, figurinhas com expressões faciais, com imagens que facilitam a montagem de frases cotidianas, por exemplo: Quero ir ao banheiro. Podemos fazer uso delas com diferentes materiais, como cartinhas. No computador ou tablet, instalamos o Método Teacch, com essas mesmas figuras, com áudio, onde o aluno consegue montar pequenos vídeos com o que ele quer dizer.
...