UMA GESTÃO ATUANTE NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONEXÕES INTERPESSOAIS NO PLEITO EDUCACIONAL
Por: crisflower • 4/10/2019 • Projeto de pesquisa • 992 Palavras (4 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DA UNYLEYA
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
UMA GESTÃO ATUANTE NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONEXÕES INTERPESSOAIS NO PLEITO EDUCACIONAL
GEISA AMARAL
Tutor à Distância: Karla Alessandra Spinola Costa da Silva
Osasco/SP
2017
Sumário
1. TEMA 03
2. PROBLEMA 03
3. JUSTIFICATIVA 03
4. OBJETIVO GERAL 04
5. OBJETIVO ESPECÍFICO 04
6. METODOLOGIA 04
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 06
1. TEMA
Uma gestão atuante na instituição de educação infantil e as conexões interpessoais no pleito educacional.
2. PROBLEMA
Qual a seriedade de uma gestão atuante nas conexões interpessoais tendo como objetivo oferecer qualidade no processo educacional?
3. JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa tem como fundamento ressaltar a seriedade de uma gestão democrática na escola de educação infantil. Contudo, o grande encorajamento em ter preferido este assunto para ser analisado é que percebo uma grande imprescindibilidade da equipe, dos pais de alunos e da comunidade em geral, instituindo, assim, um canal de comunicação visando à melhoria e o avanço no ensino proporcionado.
Recentemente, sabemos que a democracia é à base da cidadania, consequentemente, se faz indispensável dentro de um espaço alfabetizador, construtor e igualitário, para assim, assegurarmos um caminho para expandi-la de maneira contextualizada na rotina escolar. Ficando a educação ativa de um indivíduo em que se faz indispensável dar voz a grupo de funcionários, aos pais de alunos, a comunidade da circunvizinhança da instituição e até mesmo aos pequenos alunos, incumbindo ao gestor à função de intercessor, construtivo, estimulador e organizador desse processo.
Deste modo, compreende-se que a gestão participativa é proveniente da democracia, que acoplado com a cidadania suscita cidadãos conscientes, perspicaz de seus direitos e deveres. E na educação infantil isso é praticado desde a mais tenra idade.
Por fim, a presente pesquisa intenciona averiguar a preponderância das conexões interpessoais dentro de um espaço escolar de educação infantil analisando os efeitos desta integração sócios educacionais.
4. OBJETIVO GERAL
Fazer uma análise da gestão atuante na instituição de educação infantil e as conexões interpessoais no pleito educacional.
5. OBJETIVO ESPECIFICO
• Discernir uma instituição escolar e sua gestão;
• Anotar as prerrogativas das relações interpessoais no espaço escolar;
• Aferir as estratégias empregadas na gestão participativa e sua eficácia na melhoria do ensino.
6. METODOLOGIA
Este projeto será efetivado por meio de uma Pesquisa Etnográfica, a partir da observação dos docentes, discentes, educandos e comunidade, apresentando o pesquisador o instrumento fundamental desta coleta e apreciação de dados, o processo dará proeminência à concepção própria e favorável das pessoas, de suas experiências e do mundo que as cerca, inserindo mudanças que empiricamente controladas, possibilitarão a formulação hipóteses, conceitos, abstrações e preceitos para que se conheçam mais de perto as realidades habituais, propiciando à escola o fortalecimento do ensino-aprendizagem e da organização escolar.
Além disso, este trabalho tem por desígnio averiguar no suceder do processo a práxis da organização educacional, por meio de pesquisas, questionários e entrevistas, diretas ao corpo docente e discente, comunidade e gestor. Deste modo, a pesquisa será desenvolvida a partir das seguintes etapas:
- 1ª ETAPA - Entrevistas com o corpo docente, discente, comunidade e gestor;
- 2ª ETAPA - Organização dos dados coletados;
- 3ª ETAPA - Análise dos dados.
Por fim, os subsídios coletadas serão mantidos no mais absoluto sigilo, a não ser que o entrevistado conceda a divulgação de seu nome, caso isto não suceda serão incluídos nomes fictícios aos mesmos, para que os dados pesquisados possam ser socializados junto à escola-campo.
...