À METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Por: italoteixeira • 2/4/2018 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 374 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
DIREITO
ALOIZIO FERREIRA DOS SANTOS NETO
RESENHA
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
ARACAJU
2018
ALOIZIO FERREIRA DOS SANTOS NETO
RESENHA
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Resenha apresentada ao Curso de Metodologia Científica, sob orientação do professor Auro de Jesus Rodrigues, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.
ARACAJU
2018
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos acadêmicos. Atlas Ltda, São Paulo, 2001, capítulo 9, pág. 109-117.
Maria Margarida de Andrade é doutora em Semiótica e Linguística Geral pela FFLCH da USP, mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH da USP, Bacharel e Licenciada em Letras pela USP. É professora de Língua Portuguesa ( 1º e 2º Graus) da rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo, professora do Curso de Letras da UNICID, professora de Língua Portuguesa da Universidade Campos Salles – SP, professora do Curso de Letras e Pedagogia da Universidade Mackenzie, professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais e professora de Língua Portuguesa no Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Casper Libero.
Nesse texto sobre a Metodologia do trabalho científico, a autora ressalta a importância da elaboração de um Seminário. A princípio ela conceitua o Seminário e deixa claro os primeiros passos para elaboração do mesmo, como, realizar uma pesquisa bibliográfica em primeiro lugar e posteriormente um debate entre os componentes do grupo. Seus objetivos principais são, aprofundar o conhecimento sobre determinado assunto, desenvolver a capacidade de pesquisa e de análise sistemática dos fatos.
Um Seminário contém diversas modalidades, como, a clássica que é uma apresentação individual e mais cobrado em cursos de pós-graduação; outro modo é o clássico em grupos que é o mais comum nos cursos de graduações, em que os alunos se reúnem com um orientador escolhido por eles de forma democrática; e em grupo que é pouco semelhante ao clássico em grupo, porém nesse são formados diversos grupos e o professor é o coordenador geral, orientando todos para que possa ocorrer uma apresentação rica em conhecimentos à todos os alunos.
A escolha do tema é relacionado a um assunto atual da disciplina do curso e deverá recair sobre um tópico de uma disciplina trabalhada em sala. Para dar ponto de partida a elaboração de um Seminário, é de suma importância a realização de reuniões com os integrantes para que possa ser debatido o roteiro da apresentação e dividir o que cada membro irá desenvolver, é recomendado a realização de pelo menos 4 reuniões. Os apresentadores do Seminário deverão ter domínio do conteúdo e clareza dos mesmos, além de todos requisitos que um bom orador necessita, postura, boa entonação de voz, etc...
...