A Introdução aos Estudos Históricos- IHE
Por: xureba013 • 28/3/2019 • Resenha • 549 Palavras (3 Páginas) • 162 Visualizações
Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte
Disciplina: Introdução aos Estudos Históricos- IHE
Professor: Leonardo Marques
Elaborado por Matheus Medeiros de Moraes. Março/2019
Resumo: Psicologia do Desenvolvimento: Cap. 1
Diane E. Papalia, uma das escritoras do livro atua como professora universitária tendo sua formação em Psicologia e possuindo mestrado em desenvolvimento infantil. Ruth Duskin Feldmman também é educadora e escritora premiada, tendo atuação na educação desde o nível mais básico até o superior.
O primeiro capítulo do livro está dividido em quatro partes, na primeira ele apresenta o tópico Desenvolvimento humano: um campo em constante evolução, onde é afirmado que “O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas.” (FELDMAN PAPALIA, 2013, p. 36). Lá é feita uma análise sobre o desenvolvimento do ciclo da vida e o desenvolvimento da humanidade nos dias de hoje.
O estudo do desenvolvimento humano: conceitos básicos, nós trás três aspectos dados pelos cientistas que estudam sobre o desenvolvimento, que são o Físico: O crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde; cognitivo: Aprendizagem, atenção, memória, linguagem, pensamento, raciocínio e criatividade; desenvolvimento psicossocial: Emoções, personalidade e relações sociais. O conteúdo apresenta Períodos do ciclo da vida, que são divididos como construção social, ou seja, um conceito ou prática que pode parecer natural e óbvio àqueles que o aceitam, mas na realidade é uma invenção de uma determinada cultura ou sociedade.
No tópico Influências no desenvolvimento, as autoras trazem uma tabela sobre os principais desenvolvimentos típicos em oito períodos do desenvolvimento humano, correlacionando Faixa etária (do período do pré-natal até a vida adulta tardia), Desenvolvimento físico, Desenvolvimento cognitivo, Desenvolvimento psicossocial. É importante frisar, que apesar do desenvolvimento humano seguir um fluxo, existem algumas áreas que são individuais como por exemplo a hereditariedade, ambiente e maturação, ou seja, cada ser humano apresenta uma resposta própria para esses eventos que trazem também uma influência sobre o desenvolvimento. Nesse tópico também são mostrados alguns contextos no desenvolvimento como a Família, Nível socioeconômico e vizinhança, Cultura e raça/etnia, O contexto histórico.
Na última parte do capítulo 1, mostra a Abordagem de Baltes ao desenvolvimento do ciclo de vida, que junto de outros estudiosos identificaram 7 princípios básicos na abordagem ou teoria do desenvolvimento do ciclo de vida, que por sua vez, tem uma grande influência no texto discutido. As teorias expostas são: O desenvolvimento é vitalício, O desenvolvimento é multidimensional, O desenvolvimento é multidimensional, Influências relativas de mudanças biológicas e culturais sobre o ciclo de vida, O desenvolvimento envolve mudança na alocação de recursos, O desenvolvimento revela plasticidade, O desenvolvimento é influenciado pelo contexto histórico e cultural.
...