A Motivação Como Ferramentas de Aprendizagem Significativa
Por: correiaandre • 23/3/2020 • Resenha • 689 Palavras (3 Páginas) • 164 Visualizações
Motivação como Ferramentas de Aprendizagem Significativa
Crianças motivadas por seus professores e pais, conseguem desenvolver facilmente suas aptidões e raciocínio em relação a temas abordados e a situações cotidianas. A motivação atua de forma construtiva na aceleração do raciocínio e necessidade do educando de expor seus conhecimentos e ideias.
A afetividade não se restringe às emoções e aos sentimentos, mas engloba também as tendências e a vontade. (Piaget apud Arantes, 2003, p.57).
Segundo autores como Vygotsky, Piaget, Wallon, existe a necessidade do reconhecimento de que a afetividade desempenha um papel de extrema importância em toda atividade humana e essa afetividade influi diretamente na motivação da ação comportamental e evolutiva do aluno. O educando que encontra no educador o mecanismo que impulsiona seu crescimento e o desenvolvimento de suas habilidades e que desperta nele sua inteligência cognitiva, cresce dentro do processo de ensino-aprendizagem. O discente quando submetido ao menosprezo de seu educador, tende a manifestar apatia e adotar um comportamento displicente e muitas vezes, agressivo, dentro da sala de aula. Comportamento esse que se manifesta diante da falta de recursos motivacionais e sócio afetivos por parte da equipe docente, e das relações dentro do âmbito escolar. Nesse sentido, cabe ao educador à utilização de práticas que estabeleçam relações sócio afetivas dentre todos os elementos que compõem o processo educativo.
Concepções e conceitos de motivação
O conceito de motivação não é facilmente delimitado, ele é abordado de maneiras diferentes. Considerando-se a abundância de concepções sobre motivação, é possível analisar o que encontramos na literatura sobre o tema, de como diversos autores se referem à motivação, indicando as variedades de abordagens que exercem influência na aprendizagem e, consequentemente no desempenho escolar do aluno.
Para Gagné (1985): “A motivação é uma pré-condição para a aprendizagem. Luiz Nat (1991) afirma que: “Toda atividade requer um dinamismo, que se define por dois conceitos, o de energia e o de direção. “No campo de psicologia, esse dinamismo tem sua origem nas motivações que o sujeito pode ter.”
Para Lieury e Fenaullet: “A motivação é o conjunto de mecanismos biológicos e psicológicos que possibilitam o desencadear da ação, da orientação, (para uma meta ou ao contrário, para se afastar dela) e, enfim, da intensidade e da persistência: quanto mais motivada a pessoa está, mais persistente e maior e a atividade.” (Lieury e Fenaullet,2000, p.9).
Tendo em vista os conceitos abordados, notamos que a motivação movimenta indivíduos para a ação, é um fator importante na aprendizagem. A forma como o educando percebe o ambiente à sua volta influi na sua capacidade de aprender. Além disso, no ambiente escolar, a metodologia aplicada nem sempre é atraente ou motivadora. Tendo em vista que a motivação é algo individual e envolve uma complexa relação do indivíduo com o seu meio, o que é agradável para um pode não ser motivador para outro.
Diante disso cabe à escola possibilitar ao aluno seu envolvimento no processo educativo, considerando, a individualidade de cada ser, permitindo ao mesmo o enfrentamento de tarefas desafiadoras, colaborando para o empenho e a perseverança desse individuo por meio de atividades diversificadas e metodologias que despertem no aluno o desejo de aprender e crie o senso de responsabilidade e comprometimento com o seu processo, realizando assim, com eficiência a sua aprendizagem.
Nessa perspectiva vale destacar o papel do professor nesse processo, visto que a metodologia de cada professor, seu comportamento e suas atitudes em sala de aula influencia em todo o desenvolvimento da aprendizagem do aluno podendo ser favorável ou não. Mas não somente o aluno precisa de motivação, o professor também necessita de motivação. Um professor motivado, sem dúvida, busca alternativas que contribuem para uma aprendizagem agradável e eficaz. Porém, quando o professor não tem motivação, seu trabalho fica comprometido podendo causar mazelas difíceis de curar principalmente nas séries iniciais.
...