A PSICOLOGIA DA SAUDE
Por: daniicortez • 17/6/2022 • Trabalho acadêmico • 4.595 Palavras (19 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1]
Amanda Bento de Oliveira
Arthur da Cruz Ferraz
Carlos Eduardo da Silva Barbetta
Daniele Cristina Cortez Borges
Maria Beatriz Camargo da Silva
Maria Darlene da Silva Gabriel
Raquel Sales Silva Godoi
Sandra Regina de Freitas
Tiago de Paula Lica
PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE
Taubaté
2022
Amanda Bento de Oliveira[pic 2]
Arthur da Cruz Ferraz
Carlos Eduardo da Silva Barbetta
Daniele Cristina Cortez Borges
Maria Beatriz Camargo da Silva
Maria Darlene da Silva Gabriel
Raquel Sales Silva Godoi
Sandra Regina de Freitas
Tiago de Paula Lica
PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE
[pic 3]
Taubaté
2022
LISTA DE ILUSTRAÇÕES[pic 4]
Figura 1 – Modalidade Básica 07
Figura 2 – Modalidade Intermediária 07
Figura 3 – Modalidade Ampliada 07
Figura 4 – Atividades produzidas nos polos do programa Academia da Saúde 10
Figura 5 – Intersetorialidade 12
Figura 6 – Municípios com polo em funcionamento, segundo parcerias governamentais 13
Figura 7 – Participantes das atividades dos polos do Programa Academia da Saúde 15
Figura 8 – Conhecimento e utilização da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pelas secretarias municipais de saúde no âmbito do Programa Academia da Saúde 15
Figura 9 – Planejamento Guloso x externalidade x capacidade de execução 16
Figura 10 – Principais dificuldades enfrentadas pelo Programa Academia da Saúde 18
SUMÁRIO[pic 5]
1 INTRODUÇÃO 04
2 APRESENTAÇÃO 05
3 ANÁLISE 09
3.1 Concepção Holística da Academia da Saúde 09
3.2 Equidade Social 11
3.3 Intersetorialidade 12
3.4 Participação Social 14
3.5 Sustentabilidade 16
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
5 REFERÊNCIAS 20
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa abordar os temas relacionados a prevenção e promoção de saúde, dentro do contexto do Programa Academia da Saúde, que tem por objetivo aumentar o apoio às ações de promoção da saúde da população, com base holística e transversal para estas ações, dentro dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a universalidade, integralidade e sobretudo, equidade.
Neste estudo, pretende-se estabelecer uma ligação dos princípios teóricos da promoção de saúde, com a prática exercida pelos polos do Programa Academia da Saúde, espalhados em todo o território nacional. Além disso, busca-se oferecer ao leitor uma visão mais ampla e abrangente das atividades realizadas nesses polos, atividades essas que são desenvolvidas de acordo com as estratégias e políticas do programa, visando uma melhora nas condições de saúde dos indivíduos e de toda a população.
2. APRESENTAÇÃO
O Brasil conta com o Sistema Único de Saúde (SUS), que é um sistema público e que através da Rede de Atenção Primária, abrange desde atendimentos simples, como aferição de pressão arterial, até procedimentos complexos, como transplantes de órgãos, de forma gratuita. Tem como objetivo a prevenção e a promoção da saúde, aliadas à qualidade de vida. Suas atividades e serviços envolvem ações participativas de toda a Federação: a União, os Estados e os municípios.
O Brasil é um país marcado pelas desigualdades social, cultural, étnica, econômica, política e de saúde. As desigualdades na área da saúde vulnerabilizam grande parte da população, que são mais afetadas por doenças, vírus e outros problemas de saúde. Visando amenizar os principais efeitos incidentes na população, houve uma movimentação por parte do Ministério da Saúde, para a criação de um programa que, através do exercício físico e aliado a práticas de boa alimentação, colaborasse com a prevenção de doenças, sendo estas doenças cardiovasculares, crônicas, diabetes, hipertensão, osteoporose e até mesmo a depressão.
Diante dessa demanda, e a partir da observação de iniciativas que vinham sendo desenvolvidas em municípios localizados nos estados de São Paulo (incluindo Vale do Paraíba), e municípios como Recife, Curitiba, Vitória, Aracajú e Belo Horizonte, foi criado o Programa Academia da Saúde (PAS), cujo foco central é promover práticas de cuidado em saúde voltadas à promoção da saúde e prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), e estimular ações de serviços de saúde na Atenção Primária de forma integral e indissociável do cuidado.
O Programa Academia da Saúde é uma iniciativa de promoção da saúde e produção do cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi criado em 2011 e destinado aos municípios brasileiros. Seu lançamento ocorreu por meio da Portaria Nº 719, de 07 de abril de 2011, e sua revogação se deu em 2019, pela Portaria Nº 2.681, que redefiniu o Programa como âmbito do SUS. Seu objetivo é promover ações de práticas corporais e atividades físicas, alimentação saudável, educação em saúde, entre outros. O PAS, como é conhecido, também contribuiu para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da comunidade. A proposta do programa consiste na implantação de polos e/ou centros da Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.
...