A Psicoterapia Comportamental Caso Clínico e Análise funcional
Por: Viviane Oliveira • 1/4/2023 • Resenha • 328 Palavras (2 Páginas) • 64 Visualizações
Psicoterapia Comportamental
Caso clínico e Análise funcional
Caso: Fernanda acaba de passar por um processo de separação, devido uma traição. O esposo assumiu uma nova relação e iniciou o processo judicial para a divisão dos bens.
No casamento já havia brigas constantes e o casal já estava se distanciando.
Após a separação Fernanda vem apresentando crises de ansiedade, o que ocasionou sua saída do emprego. Fernanda relata que não sente vontade de realizar nenhuma atividade, tão pouco os seus cuidados pessoais. Fernanda afirma está fazendo o uso de medicamentos para conseguir dormir.
Além das suas dificuldades após a separação, Fernanda relata que o filho também foi afetado e está mais irritado, tanto em casa, como na escola. Sempre que questionado sobre a separação, ele chora.
Fernanda não possui um suporte familiar, já que havia se distanciado da mãe, por não aceitar o seu antigo relacionamento.
Análise funcional
A queixa inicial de Fernanda é o sofrimento após a separação, a ansiedade e a falta de vontade de realizar suas atividades.
Em nível de hierarquia de importância clínica, a ansiedade e a perda da vontade de realizar as atividades, vem com maior importância, já que está afetando em maior grau a vida de Fernanda.
S R C efeito pós consequência[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
A separação foi uma consequência de extinção para o comportamento de traição.
S R C[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
A separação também se configura como antecedente, que teve como resposta um isolamento pela perca de vontade de realizar suas atividades, o que teve como consequência a saída do emprego, que reforça negativamente o isolamento de Fernanda.
S R C[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]
...