Agenda cultural: A circulação na cidade como promoção de cidadania
Por: Camila Rodrigues • 26/2/2019 • Abstract • 329 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
Agenda cultural: A circulação na cidade como promoção de cidadania
Camila Rodrigues da Silva.
A "agenda cultural” é um grupo que visa a promoção de convivência entre os usuários, os técnicos, com a cidade e com a sociedade como um todo, com proposta de romper o isolamento social e o estigma da loucura, a partir da saída de profissionais e pacientes para centros culturais, parques e outros espaços públicos de lazer. É realizado todas as terças-feiras pela manhã, sendo numa semana a escolha do local e na seguinte a saída para o destino . Circular pelo território também traz o aspecto de que a cidade é um espaço para todos, ele pertence ao cidadão independente de sua condição psicológica ou socioeconômica, enfatizando o direito de ir e vir, assim, nesse processo os loucos descobrem que são cidadãos e que possuem direitos de usufruir da cultura de sua cidade.
Também opera como um espaço de emancipação do sujeito como ser atuante, transformador e transformado pela sua atuação na cidade e na vivência da política. É no enfrentamento do cotidiano que devemos criar espaços com a intenção de pôr em evidência o sujeito que necessita ocupar ou reocupar seu espaço de cidadania efetuando trocas e escolhas, levando o sujeito a busca de sua autonomia e sendo o protagonista de sua história de vida.
O grupo descrito é realizado no Caps Neusa Santos Souza (Centro de Atenção Psicossocial) e faz parte da rede de saúde pública do município do Rio de Janeiro. Os Caps são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. As unidades funcionam como alternativas aos hospitais psiquiátricos e são referências para o tratamento de pacientes com graves transtornos mentais e para pacientes usuários de álcool e outras drogas.
Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional. Os diferentes profissionais trabalham de maneira integrada, garantindo o cuidado humanizado aos pacientes com problemas de saúde mental.
Palavras chaves: Caps, cidade, cultura, vida, cidadania.
...