TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise educacional

Por:   •  30/3/2015  •  Dissertação  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Análise

Fazendo uma análise dos dados que foram colhidos nas entrevistas e utilizando as referências citadas anteriormente, pode-se observar que a tecnologia é um tema presente e que gera polêmicas no contexto pedagógico. Ao passo que os educadores olham para os novos recursos tecnológicos como importantes ferramentas para o contato com as mais variadas informações, como a pesquisa online sobre os temas das aulas, ocorre tambémuma percepção destes recursos como possíveis empecilhos no processo de aprendizagem, principalmente os telefones celulares, como nos exemplos em que o professor dá de alunos que assistem à aula ouvindo música e conversando nas redes sociais.

Olhando para as questões mais estruturais, fica evidente nas entrevistas o que os autores trazem como um atraso das escolas no acompanhamento da evolução tecnológica. Por exemplo, a escola até conseguiu dar o passo de obter os computadores e uma sala de informática, mas há toda uma burocratização e estruturas engessadas que impedem que os recursos materiais possam ser utilizados na produção de conhecimento pelos alunos. Isso mostra claramente que há avanços, mas ainda com passos muito lentos.

Além dos recursos tradicionalmente reconhecidos como tecnológicos (computador e celular), o professor utiliza vídeos para transmitir conceitos através de uma leitura mais próxima da vida cotidiana e também aparelhos de som para que através da música os alunos possam fazer reflexões críticas. São recursos que funcionam bem para atingir os objetivos pedagógicos propostos pela sua disciplina.

É importante ressaltar que utilizar a tecnologia por si só não traz necessariamente benefícios para a aprendizagem, é preciso que este recurso seja um acréscimo na relação aluno/professor, que se bem estabelecida, possibilita construção conjunta do conhecimento. Isto muitas vezes é dificultado pela desmotivação que os professores têm com os baixos salários, o que os leva a trabalhar em mais de uma escola para auxiliarno orçamento. O coordenador da escola traz a questão salarial como o maior problema da educação, pois isto impede que o professor se dedique em tempo integral e que atue na escola fora da sala de aula, na discussão dos problemas enfrentados e elaboração de novos projetos, por exemplo. Até mesmo se tratando de capacitação destes educadores, o que lhes é oferecido muitas vezes não tem nenhuma correlação com suas demandas, como se a Secretaria de educação precisasse apenas cumprir uma meta de capacitações oferecidas sem a preocupação de serem de fato eficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com