As Contribuições da Avaliação Psicológica para a Saúde
Por: natália Oliveira • 16/10/2020 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
As Contribuições da Avaliação Psicológica para Promoção de Saúde.
Natália Silva Oliveira
Sabe –se que o conceito de promoção de saúde é amplo e abrange a educação voltada para saúde. A partir dos avanços tecnológicos e científicos atrelados as mudanças de estilos de vida e comportamentais tem se percebido um movimento onde não basta somente buscar meios para intervir no tratamento das doenças, mas também se mostra necessária ações que contribuam de forma a prevenir o surgimento das mesmas.
A aposta na prevenção de doenças traz consigo inúmeras vantagens dentre elas a diminuição das ausências do trabalho por motivos de doenças, diminuição dos custos econômicos com a saúde curativa e melhorias nas condições da saúde individual e coletiva.
A aposta da promoção de saúde é educativa – preventiva enfatizando o papel ativo do sujeito e disseminando o conhecimento para que este possa optar por medidas mais assertivas no que diz respeito a qualidade de vida individual e coletiva.
A promoção de saúde e qualidade de vida são fatores indissociáveis que permite de alguma forma melhorar a condição de saúde dos indivíduos, e ações nessa área não se restringe somente as entidades de saúde, como também aos organismos estatais, as organizações, a saúde no local de trabalho e por fim ações individuais.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) irá definir como saúde “ um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de enfermidades. ”
A partir do entendimento de que saúde não se restringe somente a prevenir e tratar doenças de ordem física é que a Avaliação Psicológica como braço direito da psicologia pode trazer contribuições significativas no contexto de promoção de saúde.
A Avaliação Psicológica não se limita apenas na utilização de testes e técnicas, ela é compreendida como um processo de evidência científica que se aplicada de forma eficaz traz informações relevantes sobre o indivíduo, do seu funcionamento psicológico, das características da personalidade entre outras.
Cabe ressaltar a importância desse processo para um diagnóstico fidedigno pois é a partir daí que, que o profissional poderá traçar uma estratégia terapêutica assertiva que vise reduzir os impactos da patologia que o sujeito já tem como prevenir o possível surgimento de comorbidades. O resultado desse processo permite nos antever o prognóstico do caso, oferecer subsídios para decisões, estabelecer ações e estratégias terapêuticas mais adequadas para ajudar o paciente e recomendações preventivas. (ARZENO, 1995; CUNHA,2003; DALGALARRONDO, 2008).
Portanto, a Avaliação Psicológica não se restringe a utilização de testes e técnicas, mas é compreendida como um processo que vai além da função diagnóstica contribuindo também para ações preventivas que atuem diretamente na qualidade de vida dos sujeitos.
...