Ato pedagógico
Seminário: Ato pedagógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lisycelinho • 20/5/2014 • Seminário • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 243 Visualizações
Ao longo da construção da história de nossa sociedade ocorreram muitas mudanças que afetaram diretamente o modo de viver e agir do homem perante a sim mesmo e frente à sociedade do qual faz parte.
Com a chegada do capitalismo o ser humano, muitas vezes sem perceber, acabou perdendo os valores morais e éticos que regem a vida em comum e, como consequência, acarretou o individualismo e a competitividade.
Neste cenário a pedagogia surge como consequência da modernidade, cuja intencionalidade é promover a inserção do sujeito no contexto do qual está inserido e surgiu quando o homem sentiu a necessidade de cuidar e educar a criança desde a mais tenra idade.
Todavia, para o senso comum, o termo pedagogia ainda está enraizado no pensamento de que pedagogia é a maneira de ensinar, encarcerando, assim, a pedagogia e o trabalho pedagógico unicamente às escolas.
A história da educação brasileira que envolve o curso de Pedagogia nos revela na época de 30, na qual tinha a ideia de que o curso teria a intencionalidade de formar professores capacitados para formar crianças.
Contudo, na atualidade não é mais permitido esse conceito ao definir pedagogia, pois esta Ciência engloba, além de métodos e processos educativos, já que ela é vista, por estudiosos como uma ferramenta que abrange toda a ação pedagógica, pois em seu processo busca entender, estudar, compreender e articular recursos para solucionar a problemática educativa a fim de orientar o processo ensino/aprendizagem.
O pedagogo enfrenta como desafio a desvalorização do seu papel frente à direção, professores e comunidade escolar, pois ainda predomina o pensamento de que o pedagogo é aquele profissional que deve manter a disciplina escolar e solucionar os problemas dos professores e dos alunos quanto ao modo de ensinar.
O ato pedagógico acontece em todas as instituições e não exclusivamente na escola. É inaceitável afirmar que educação é utilizada somente no âmbito escolar, mas ela é vista e vivenciada fora da escola também, bem como não podemos dizer que pedagogia é usada somente nas instituições escolares como artifícios para educar e formar crianças.
É obvio que a instituição escolar é um forte canal de comunicação, de ensino/aprendizagem, mas tanto na escola, quanto na família, quanto nos meios de comunicação e na sociedade é preciso que os educadores- pedagogos possam desenvolver um processo educativo que tenha como alicerce os princípios de igualdade e democracia, bem como capacitar os indivíduos ao campo de trabalho.
Conforme Schimied- Kowarzik (1983) Pedagogia busca unir a teoria e a prática de sua ação educativa, já que tem o propósito de explicar, agir e orientar o ato educativo que é permeado por constantes transformações e busca refletir e entender a questão educativa.
O ato de educar é observável nos âmbitos familiar, na rua, na praça, no trabalho, na escola, enfim em todo lugar onde há interação. A educação tornou-se uma prática social necessária para a existência e funcionamento das sociedades humanas, ela é um ato político e social, e é determinada pelas características básicas da sociedade na qual está inserida.
Esse processo educativo envolve uma gama de fatores que abrange muitos fatores, pois a sociedade é formada por seres humanos que são constituídos pela diversidade, ao passo que pertencem a grupos variados, convivem e desenvolvem-se em culturas distintas, neste sentido é preciso educar e formar seres humanos capazes de aceitar o outro com diferenças físicas, intelectuais, morais e éticas, mas também de promover a mudança de comportamento e em consequência o desenvolvimento individual e social.
Segundo Libâneo a educação “compreende o conjunto dos processos, influências, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social”.
A educação dá-se através da ação educativa que envolve a dimensão humana e social, sendo assim é primordial o papel desenvolvido pelo pedagogo. Esse profissional tem como propósito criar situações que visam modificar o indivíduo em sua maneira de ser, pensar e agir, bem como permitir que se construa como sujeito dotado de particularidades própria e ao mesmo tempo pertencente a um ou mais grupos sociais.
A
...