CONFLITO
Seminário: CONFLITO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mauriciolucio • 1/3/2014 • Seminário • 631 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
CONFLITOS
A comunicação durante o projeto nem sempre é positiva. Precisamos estar preparados para suportar os conflitos e gerenciá-los quando ocorrer, pois isto é uma prática real e cotidiana que ocorre naturalmente e em inúmeras vezes durante todo o processo de implantação de um projeto e o principal fator resultante de conflitos é a falta de comunicação.
Falando um pouco sobre o gerenciamento de conflitos, para que este seja bem-sucedido deverá ocorrer uma relação de confiança e estabilidade entre os envolvidos para resultar maior produtividade e relações duradouras de trabalho.
Fontes de conflito podem ser iniciadas por qualquer um dos stakeholders e em qualquer momento no decorrer do projeto.
Podemos exemplificar como sendo uma forma de conflito durante um projeto quando ocorre em um dado momento, por exemplo, a
escassez de recursos do fornecedor (analistas, desenvolvedores) ou em que o próprio Gerente de Projetos esteja envolvido com inúmeros outros projetos e não consiga dar atenção necessária e igual a todos os clientes e fornecedores.
Regras básicas da equipe, normas de grupo e práticas sólidas de gerenciamento de projetos, como planejamento das comunicações e definição de funções, reduzem a quantidade de conflitos. Quando gerenciadas adequadamente, as diferenças de opinião são saudáveis e podem aumentar a criatividade e melhorar a tomada de decisões.
Quando as diferenças se tornam um fator negativo, os membros da equipe do projeto são inicialmente responsáveis pela resolução de seus próprios conflitos e o GP deve estar alinhado a todos a fim de tentar reduzir por fim a zero estes conflitos que venham a ocorrer. Se o conflito aumentar, o GP deverá entrar em ação e buscar uma resolução satisfatória sem deixar cair no descrédito o projeto. O conflito deverá ser tratado sempre no início e geralmente em particular, usando uma abordagem direta e colaborativa. Se o conflito prejudicial continuar, será necessário usar procedimentos cada vez mais formais, inclusive a possível utilização de ações disciplinares.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação deve acontecer constantemente e periodicamente durante todo o ciclo do projeto. Podendo ser, tanto interna, quanto externa.
Nossa avaliação interna foi feita por todos os participantes do grupo. A cada etapa realizada
fomos avaliando a si mesmo e avaliando os outros integrantes do grupo. No nosso evento adotamos um sistema de avaliação externa onde todos os convidados ao sair, colocaram suas opiniões em um livro deixado na entrada/saída do local. Avaliaram os palestrantes, as perguntadas formuladas e respondidas, o local do evento, a divulgação, acústica e qualidade do som e avaliaram também o evento como um todo.
Após uma análise sobre as avaliações deixadas pelos participantes, pudemos chegar à conclusão de que o evento foi um sucesso. Tivemos um índice de 90% de aprovação por parte dos ouvintes.
Em termos de problemas e imprevistos, podemos também dizer que correu tudo na mais perfeita ordem. Não aconteceu nenhum empecilho que acarretasse nenhum transtorno para a realização do evento como um todo.
No caso do
...