Experimento Psicologia Científica
Por: marcosdipa • 6/6/2018 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 411 Visualizações
EXPERIMENTO EM PSICOLOGIA CIENTIFICA
Experimento do pequeno Albert
[pic 1]
FONTE: https://ceticismo.net/2017/12/27/o-experimento-com-o-pequeno-albert
A área de estudo que compreende a Psicologia é um campo novo em relação a outras ciências, porém, muito vasto. No último século muitos pesquisadores desenvolveram diversos experimentos. Alguns considerados controversos outros nem tanto. Pelo fato de que a ciência estava em desenvolvimento, não havia muitos limites estabelecidos em relação a si e aos experimentos.
Analisando o quanto se avançou o campo de tal ciência, muitos experimentos não poderiam ser realizados atualmente, segundo os critérios éticos que envolvem as relações, fato é que muito do que foi realizado anteriormente contribuiu para o desenvolvimento da psicologia.
A seguir será apresentado o experimento do pequeno Albert realizado em 1920. Trata-se de um experimento controverso realizado por Jonh B. Watson, proeminente psicólogo comportamental e, sua então aluna de doutorado, Rosalie Rayner.
Esse experimento tinha como objetivo demonstrar o funcionamento do condicionamento clássico em seres humanos. O condicionamento clássico já havia sido demonstrando em animais através dos experimentos de Ivan Pavlov. O condicionamento é um fenômeno que equipara um estímulo condicionado a um estímulo incondicionado até que produzam o mesmo resultado. Sendo que pode originar uma resposta na pessoa ou no animal em relação a um objeto ou som que, até então, era neutro.
Watson não estava satisfeito com as explicações da psicanálise referente ao funcionamento mental. Ele testou o condicionamento clássico em um bebê de nove meses conhecido como Albert, posteriormente descobriu-se que o verdadeiro nome da criança era Douglas.
O menino começou o experimento se relacionando com animais, e demonstrando interesse especial por um pequeno rato branco.
[pic 2]
FONTE: https://aprendereintervir.blogspot.com.br/2017/02/watson-e-experiencia-com-o-pequeno.html
Watson então começou a colocar junto com a presença do rato um som estridente de um martelo batendo em metal, o que fez com que o pequeno Albert desenvolvesse medo do rato branco, e também de todos os outros animais e objetos peludos.
[pic 3]
FONTE: https://mind42.com/public/d55f65dc-b4f3-49fd-a32a-eb6845a4ab0c
Alguns autores argumentam que o experimento de Watson não permite concluir que a criança tenha desenvolvido fobia por animais. É sabido que a criança foi levada pela mãe antes de se chegar a uma conclusão sobre o experimento. O pequeno Douglas veio a falecer aos seis anos de idade de meningite.
Watson por sua vez, expôs sua conclusão e crítica à psicanálise em um artigo em que afirma que, diante de seu experimento, os estudiosos iriam estudar o medo de Albert dos casacos de pele branca, e chegariam à conclusão do relato de um sonho que iria demonstrar que aos três anos de idade, a criança tentou brincar com os pêlos pubianos de sua mãe, sendo repreendido veementemente. Afirma ainda que, a finalidade é demonstrar que distúrbios emocionais em adultos não precisam ser atribuídos a algum tipo de trauma sexual na infância.
...